Perguntas Frequentes

  • O que é o sistema?
    O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema de produção e gestão de documentos e processos eletrônicos desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente à administração pública. O SEI foi escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN) - iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos, e têm sido implementado em vários órgãos e entidades das mais variadas esferas administrativas.
  • Para que serve?
    O SEI possui diversas funcionalidades e permitem estabelecer a gestão de documentos de forma sistematizada por meio de: produção de documentos dentro do ambiente do próprio sistema e assinatura eletrônica; controle do nível de acesso, gerenciamento e o trâmite de processos e documentos restritos e sigilosos, conferindo o acesso somente às unidades envolvidas ou a usuários específicos; criação de modelos de documentos; criação de textos padrão; criação de Base de Conhecimento dos processos (fluxo de trâmite do processo); autuação do documento em qualquer unidade administrativa e tramitação em múltiplas unidades, que podem ser demandadas simultaneamente e manifestar-se no mesmo expediente administrativo; acompanhamento especial do andamento dos processos de interesse da unidade; controle de prazos; estatísticas da unidade e tempo do trâmite do processo; assinatura de documentos por meio de blocos de assinatura; organização interna de processos em bloco; sobrestamento de processos; pesquisa em todo teor, nos casos de processos públicos; inspeção administrativa, com fornecimento de estatísticas da unidade (tais como: tempo de trâmite do processo, quantidade e tipos de documentos gerados); acesso externo ao processo (gerencia o acesso de usuários externos aos expedientes administrativos que lhes digam respeito, permitindo que tomem conhecimento do teor do processo e, por exemplo, assinem remotamente contratos e outros tipos de documentos); dentre outras funcionalidades. O SEI tem ainda vantagens tecnológicas e econômicas importantes para as organizações públicas: Portabilidade: 100% Web e acessado por meio dos principais navegadores do mercado: Internet Explorer, Firefox e Google Chrome; Acesso Remoto: pode ser acessado remotamente por diversos tipos de equipamentos, como microcomputadores, notebooks, tablets e smartphones de vários sistemas operacionais (Windows, Linux, IOS e Android). Isto possibilita que os usuários trabalhem a distância; Sistema intuitivo: estruturado com boa navegabilidade e usabilidade; Economia nos contratos de compra de papel; em outsourcing, material de escritório e serviço de postagem, redução de custos em logística e transporte de documentos, e permite maior produtividade, rapidez, transparência e segurança aos trâmites administrativos.
  • Quem são os usuários do SEI?
    Membros, servidores, estagiários e terceirizados.
  • Como é o acesso ao SEI?
    O usuário deve entrar na página inicial do SEI e inserir seu login e senha da rede do MPRJ.
  • O que é assinatura eletrônica? Ela é legalmente válida?
    A assinatura eletrônica no SEI consiste em utilizar o usuário (login) e a senha para assinar digitalmente o documento. A assinatura eletrônica garante ao destinatário que o documento não foi alterado ao ser enviado (integridade) e ainda comprova a autoria do emitente (autenticidade), sem a necessidade de impressão em papel. Os documentos assinados no SEI exibem as assinaturas eletrônicas ao final da página. A regulamentação da assinatura eletrônica está prevista na resolução de implementação do SEI. A validade está estabelecida na Lei nº 12.682, de 9 de julho de 2012, e no Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015, que regulamenta o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

    A regulamentação da assinatura eletrônica está prevista na resolução de implementação do SEI. A validade está estabelecida na Lei nº 12.682, de 9 de julho de 2012, e no Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015, que regulamenta o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.
  • Todos os usuários têm assinatura eletrônica? Como funciona?
    Todos os usuários do MPRJ têm assinatura eletrônica. Basta informar a senha de login da rede, escolhendo o cargo adequado.
  • É possível uma pessoa redigir um documento e outra assinar?
    Sim. Os usuários podem assinar documentos de processos que estiverem tramitando em sua unidade, mesmo que redigidos por outro servidor.
  • Há modelos padronizados de documentos?
    Sim, os documentos específicos de cada unidade foram padronizados.
  • Como os processos tramitam no SEI?
    Depois de iniciar um processo e incluir todos os documentos necessários, basta enviá-lo à unidade respectiva.
  • Só posso acessar processos da minha unidade?
    Poderão ser consultados todos os processos que possuem acesso público. Mas só poderão ser adicionados documentos naqueles processos tramitando na sua própria unidade.
  • No SEI, qual é a diferença entre documento interno e documento externo?
    Documentos internos são aqueles gerados no editor de textos do SEI. Já os documentos externos são aqueles documentos de apoio, gerados fora do SEI e incluídos no processo, como planilhas, formulários etc. Se um documento precisa ser assinado por sua unidade, ele deve ser um documento interno, pois a assinatura válida no Processo Eletrônico é aquela gerada com uso de senha ou certificação digital. Um documento externo digitalizado, com assinatura em papel, não deve substituir o documento interno com assinatura gerada eletronicamente.
  • Em caso de dúvidas quanto ao uso do SEI, a quem devo recorrer?
    As solicitações de suporte devem ser feitas à Central de Atendimento de Informática por meio do formulário ou telefone (21) 3849-8450.

Treinamento EAD

Manuais

Consulte aqui os principais documentos de apoio para os usuários do SEI.

Material de Treinamento SEI!

O objetivo é capacitar as pessoas que atuam na gestão de documentos para utilizar o SEI e usufruir dos seus benefícios no dia a dia de trabalho

Digitalização de documentos utilizando OCR

Este manual tem por objetivo ajudar a utilizar as multifuncionais Samsung do MPRJ para uma digitalização utilizando o OCR.

Passo a passo para separação e junção de arquivos

Manual de utilização do 7zip e do HJ-Split para separar e juntar arquivos em blocos