NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ realiza workshop para definir resultados esperados para os nove desafios da primeira edição do Impacta
Publicado em Wed Sep 15 14:12:10 GMT 2021 - Atualizado em Thu Sep 16 18:09:39 GMT 2021

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Laboratório de Inovação (Inova/MPRJ), realizou nesta terça-feira (14/09) um workshop com membros e servidores para a definição dos resultados esperados para os nove desafios selecionados na primeira edição do Impacta – o programa de inovação aberta do MPRJ. Agora, as sugestões serão processadas e transformadas em desafios de inovação aberta. Assim, poderão ser apresentadas a interessados em desenvolver soluções durante os processos de incubação e aceleração.

A primeira fase do Impacta é dedicada à definição e ao detalhamento dos nove desafios que serão entregues para colaboração de empresas de tecnologia, startups, centros de pesquisa e indivíduos interessados. Os temas que darão origem aos desafios de inovação aberta são os seguintes: facilitar o uso de dados para a atividade investigativa do MPRJ; Identificar transações financeiras e bens em situação suspeita;  Usar tecnologia para aprimorar o controle externo da atividade policial; Conferir maior efetividade a mandados de prisão; Acompanhar a execução de recursos legalmente vinculados; Aperfeiçoar o combate a milícias com novas tecnologias; Adotar providências simples de forma fácil e rápida; Gerir projetos de maneira eficiente, unificada e aberta; e Intensificar a atuação no sistema de precedentes.

Caso, em um primeiro momento, não exista proposta para algum dos desafios, outros quatro temas poderão ser selecionados: Aperfeiçoar o controle da movimentação de recursos públicos; Priorizar processos e investigações; Monitorar o funcionamento de unidades de serviço público (p.e., hospitais) em tempo real; e Aprimorar o combate a fraudes em licitações e contratos públicos. Até o próximo dia 19/09, também está sendo realizada uma consulta pública, por meio do link https://www.sementenegocios.com.br/consulta-publica-mprj, para ouvir a sociedade sobre sugestões de inovação selecionadas para cada um dos temas.

Na abertura do encontro, o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, ressaltou a importância da adoção de soluções tecnológicas para aumentar a eficiência da instituição. “O princípio da eficiência, hoje, além de ser um princípio constitucional, é uma questão de sobrevivência. O Estado do Rio de Janeiro vive um momento extremamente delicado, de recuperação fiscal, e nós vamos superar isso com a racionalização, no sentido de otimizar e buscar resultados melhores com uma atuação mais eficiente com os recursos que possuímos, qualificando esses recursos e materiais disponíveis. Esse é o grande desafio atual e a área tecnológica vai nos auxiliar. O Impacta é uma grande alternativa para desenvolver soluções tecnológicas que vão ajudar o MPRJ a enfrentar esses grandes desafios”, destacou o PGJ.

Também presente ao evento, a subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Políticas Institucionais, Ediléa Cesario, a quem o Inova/MPRJ é subordinado, lembrou que o Impacta foi desenhado para solucionar desafios institucionais, tanto da atividade fim quanto da atividade meio, alinhados com o Mapa Estratégico da instituição. “Tenho certeza que isso terá um impacto muito positivo para as nossas atividades. Em uma época em que vivenciamos uma pandemia, com contenção de gastos, é muito importante que o MPRJ se reinvente, buscando soluções tecnológicas e racionalizando nossas atividades, com uma atuação mais proativa, resolutiva e eficiente, para que possamos oferecer melhores resultados para a sociedade, que é a destinatária final de nossa atuação. Essa é uma iniciativa desafiadora, uma vez que esse é o segundo programa de inovação aberta do MP brasileiro. Nós só temos conhecimento do existente no MPPE. Por isso, toda a equipe responsável por esse processo está de parabéns”, afirmou.

Assistente da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Planejamento e Políticas Institucionais e primeiro coordenador do Inova/MPRJ, Daniel Lima Ribeiro elogiou o programa de inovação aberta do MPRJ. “É uma grande satisfação ver o nascimento do primeiro ciclo do programa de Inovação Aberta do MPRJ, que é o Impacta. É um programa que tem o desafio de inovar em seu próprio desenho, e que hoje começa a mostrar a sua cara. Uma grande lição a que o Inova/MPRJ chegou, com relação aos programas de inovação nas organizações, e principalmente aqui no MPRJ, é que a inovação não floresce sem o apoio da chefia institucional. Então, ter aqui o PGJ e a subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Política Institucional é sinal de que a inovação é uma agenda importante para a instituição e que esse programa vai ter resultados que justifiquem o investimento realizado”, declarou Daniel.

Impacta

O Impacta tem como principal objetivo encontrar e fomentar a criação de soluções inovadoras para desafios relacionados às atividades-fim e meio do MPRJ. Neste primeiro ciclo, o Impacta busca a resolução de nove desafios, com os participantes apresentando propostas de solução (em forma de protótipos) para cada um deles. Após apresentá-las para um corpo de jurados da Instituição, os protótipos aprovados seguem para a fase de contratação do desenvolvimento final e implementação pelo MPRJ.

Para saber mais, entre no site do Impacta. Dúvidas podem ser encaminhadas para inova@mprj.mp.br

Por MPRJ

mprj
inova
impacta
inovação aberta
290 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar