Notícia
Notícia
Notícia
MPRJ e Centro de Atendimento à Mulher de Petrópolis promovem curso de capacitação para policiais militares
Publicado em Tue Dec 07 17:26:09 GMT 2021
- Atualizado em Tue Dec 07 17:26:07 GMT 2021
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis, participou, nesta segunda-feira (06/12), junto ao 26º Batalhão de Polícia Militar, de curso de capacitação para os policiais daquela unidade. Os agentes, em especial os militares lotados na sala de operações 190, receberam orientações sobre a melhor forma de atender ocorrências de violência contra a mulher. A data do evento foi escolhida por ser o Dia do Laço Branco.
A capacitação faz parte do trabalho desenvolvido pela 2ª Promotoria de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis para estabelecer um protocolo integrado de atendimento à mulher vítima de violência e foi proferida pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) do Município de Petrópolis.
Para a promotora de Justiça Vanessa Katz, a capacitação da polícia pode ir além da questão do atendimento aos chamados e ocorrências. “Considerando que devemos trabalhar não apenas a resposta à violência, mas também a prevenção, é absolutamente possível que a polícia colabore no processo de vigilância ativa, que já vem sendo feito com a saúde, a educação e a assistência social. Isso porque o policial tem condições de reportar situações suspeitas, seja através do 190, seja através dos agentes que estão nos territórios, passando direto para o CRAM, para que esse equipamento faça essa busca ativa, captando a mulher a tempo de evitar uma maior escalada na violência”, destacou.
Vanessa Katz também ressaltou a importância da integração entre as instituições. “Estamos avançando na construção da rede de atendimento à mulher na cidade e este processo de integração com a PM é fundamental. A capacitação de hoje foi um primeiro passo, muito importante”, concluiu. Estiveram presentes a coordenadora do CRAM, Ana Luiza Machado Villar Mendes Franco, o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, a coordenadora do Gabinete da Cidadania, Cleusa Miloni, e integrantes da equipe da Patrulha Maria da Penha do município.
Comemorada no dia 06 de dezembro, a Campanha Brasileira do Laço Branco tem por objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens em ações pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher, atuando em consonância com as ações dos movimentos de mulheres, feministas e de outros movimentos organizados em prol da equidade de gênero e Justiça social.
Por MPRJ
60
VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
(Dados coletados diariamente)