Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), participou, na segunda-feira (18/04), de reunião sobre a ampliação do Programa de Classificação de Riscos em Estádios de Futebol, que determina os diferentes protocolos de segurança a serem cumpridos em cada partida, como fechamento de vias, varredura de ambulantes e logística de entrada de torcedores.
A reunião, realizada na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), teve como objetivo alinhar entre os órgãos envolvidos na realização das partidas os próximos passos para a evolução do programa. Estes passos consistirão na atualização dos planos de ação do Maracanã, levando em conta a mudança de comportamento do público após o retorno dos jogos com presença de torcida, e na criação de planos de ação para outros estádios do Rio de Janeiro, a começar pelo Estádio Olímpico Nilton Santos e por São Januário.
“Este é um trabalho cuja palavra de ordem é integração. É essencial que todos os entes envolvidos com o espetáculo contribuam com informações técnicas que auxiliem o constante desenvolvimento dos protocolos de segurança”, disse o promotor de Justiça Reinaldo Lomba, coordenador geral de Segurança Pública (COGESP/MPRJ).
Além do promotor de Justiça Reinaldo Lomba, participaram da reunião o tenente coronel Hilmar Faulhaber, comandante do Batalhão Especial de Policiamento em Estádios (BEPE), o diretor de Competições da FERJ, Marcelo Viana, o coordenador de Estádios e Segurança da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rômulo Reis, o coordenador de Operações da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), Gustavo Oliveira, e os técnicos periciais do GATE/MPRJ, Izabella Barandier e Sérgio Pedro Lopes.
O GATE/MPRJ faz parte do GT- Maracanã, grupo de trabalho integrado por diversos órgãos envolvidos no planejamento e realização de jogos com o objetivo de organizar as partidas e o entorno do estádio antes e depois da realização das competições.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)