NoticiasDetalhe

Notícia

Criminal
MPRJ obtém condenação de integrante de milícia de Duque de Caxias
Publicado em Fri Jun 02 09:41:40 GMT 2023 - Atualizado em Fri Jun 02 09:41:30 GMT 2023

A 1ª Promotoria de Justiça Junto ao III Tribunal do Júri da Capital obteve, na noite desta quinta-feira (01/06), a condenação de Eder Fabio Gonçalves da Silva, conhecido como "Fabinho é nós" e integrante de uma das mais violentas milícias da Baixada Fluminense. Eder foi condenado a 20 anos de reclusão em regime fechado pelo homicídio de Lucas José Antônio, um dos cinco colaboradores da Operação Capa Preta. A Promotoria de Justiça vai recorrer da sentença por entender que deveria haver execução provisória da pena em razão da decisão soberana do Tribunal do Júri. 

A Operação Capa Preta foi deflagrada em dezembro de 2010 perante o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), em razão da atuação de dois vereadores na milícia, "Jonas é Nois", e "Chiquinho Grandão", que na época eram detentores de foro por prerrogativa de função. O crime foi cometido para silenciar as testemunhas da Operação Capa Preta, ocorrendo um verdadeiro “banho de sangue” em Duque de Caxias.

Eder é filho de Jonas Gonçalves da Silva, ex-PM e ex-vereador de Duque de Caxias e integrante da mesma organização criminosa. Na época, o grupo atuava na cobrança de taxas para serviços clandestinos de segurança, venda de cestas básicas com valores elevados, tráfico de armas de fogo, agiotagem, exploração da distribuição ilícita de sinal de televisão a cabo e internet, exploração de jogos de azar, prestação de serviços de transporte coletivo alternativo e a venda ilegal de botijões de gás. De acordo com as investigações, a quadrilha atua no município desde 2007 nos bairros de Pantanal, Parque Fluminense, Parque Muisa, São Bento, Pilar, Vila Rosário, Vila São José, Parque Suécia, Lote XV, Sarapuí, Vila Guaíra, Jardim Leal e Gramacho. 

Essa foi a primeira das condenações. O processo havia sido desaforado da Comarca de Duque de Caxias para julgamento na Comarca da Capital. O réu ainda será julgado pelos homicídios de Alex José do Carmo Pinto, Nelson Franco Coutinho, Luizonaldo Chaves da Silva e Joilson Fernandes da silva.  

Por MPRJ

baixada fluminense
milícia
condenação
tribunal do juri
iii tribunal do júri da capital
fabinho é nós
operação capa preta
352 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar