NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
PGJ recebe secretário-geral da CBF para tratar de temas como segurança e avaliação de riscos em estádios de futebol
Publicado em Wed Nov 01 08:29:59 GMT 2023 - Atualizado em Wed Nov 01 08:29:50 GMT 2023

O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, reuniu-se, nesta terça-feira (31/10), com o secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Alcino Reis Rocha. Na pauta, temas relacionados a campanhas de conscientização e segurança e avaliação de riscos em estádios de futebol. Na oportunidade, o PGJ ressaltou a importância da parceria entre o MPRJ e a CBF para tratar de temas sociais prioritários, em especial, a segurança nos estádios. Luciano falou sobre a atuação do Grupo de Trabalho instituído pela Resolução GPGJ nº 2.480/2022, que tem o objetivo de promover o direito ao desporto, a proteção ao torcedor e a segurança pública nos eventos desportivos. 

“Temos trabalhado esse tema por meio do Grupo de Trabalho e hoje apresentamos à CBF, que tem a expertise na operação dos jogos junto com a federação. Nosso objetivo é trabalhar em conjunto para que, cooperando, a gente possa trazer mais segurança ao torcedor e aos moradores do entorno dos estádios”, afirmou.

Sobre as campanhas, o procurador-geral de Justiça ressaltou a necessidade de criar uma consciência coletiva vacinal para a retomada dos índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o Brasil, bem como uma campanha de divulgação de desaparecidos. Na mesma linha, o PGJ falou sobre o Movimento Nacional em defesa dos Direitos das Vítimas, lançado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que tem como objetivo desenvolver ações coordenadas em busca da proteção integral e de promoção de direitos de apoio às vítimas.

O secretário-geral da CBF se colocou à disposição do MPRJ para avançar nas pautas apresentadas pelo procurador-geral de Justiça e acrescentou que a segurança nos estádios também é uma prioridade para a Confederação. “O nosso trabalho é tornar o jogo um momento que, além de ser um grande entretenimento para o cidadão, seja uma oportunidade em que o torcedor possa realmente se divertir, participar, usufruir da paixão pelo seu clube, mas em um ambiente seguro para ele e para a sua família”, destacou.

Alcino também comentou que toda e qualquer ação que for feita no estado do Rio de Janeiro repercutirá positivamente em todos os outros estados. “O Rio é um dos estados principais, se não for, talvez, o principal, porque é um estado que tem grandes clubes, grandes torcidas, e tem as suas dificuldades naturais por conta das características do município, como a localização dos seus estádios e a frequência grande de torcedores. Assim, o que fizermos para o Rio de Janeiro, além de ter um impacto grande, servirá, sem dúvida nenhuma, de referência para todo o restante do país”, disse.

Participaram da reunião o secretário de gabinete do MPRJ, promotor de Justiça David Francisco de Faria, e o coordenador do Grupo de Trabalho instituído pela Resolução GPGJ nº 2.480/2022, procurador de Justiça Marcus Cavalcante Pereira Leal.

Por MPRJ

pgj
cbf
segurança nos estádios
avaliação de riscos em estádios de futebol
luciano mattos
confederação brasileira de futebol
alcino reis rocha
25 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar