Notícia
Notícia
A 1ª Promotoria de Justiça Junto ao II Tribunal do Júri da Capital obteve, nesta quarta-feira (08/11), a condenação de três policiais militares a 54 anos de prisão e à perda dos cargos, pela morte de seis pessoas, em abril de 2009, no Morro da Coroa, no Catumbi.
Na época, a Polícia Militar registrou os casos como homicídio proveniente de auto de resistência. A denúncia ajuizada pelo MPRJ, porém, destacou que as provas orais e testemunhais demonstraram que os três policiais agiram com violência desnecessária, sem que tivesse sido comprovado que os mesmos teriam sofrido ataque durante a incursão.
“A conduta altamente reprovável de quem não se deveria esperá-la causou forte indignação na comunidade, uma vez que também atingiu vítimas sem qualquer envolvimento com a criminalidade – o que acabou por provocar, por parte dos réus e/ou de seus colegas de corporação, atitudes de intimidação contra familiares de vítimas e contra moradores que poderiam servir como testemunhas, a ponto de forçar o abandono por estas de suas moradias, bem como exigir a intermediação de agentes públicos, comprometidos com os direitos humanos, em especial dos menos favorecidos”, destacou um dos trechos da sentença.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)