NoticiasDetalhe

Notícia

Tutela Coletiva
MPRJ se reúne com autoridades para discutir ações estratégicas para preparar Nova Friburgo para as fortes chuvas previstas para os próximos dias
Publicado em Fri Mar 22 20:29:31 GMT 2024 - Atualizado em Sat Mar 23 11:05:22 GMT 2024

Promotores de Justiça de Tutela Coletiva de Nova Friburgo reuniram-se nesta sexta-feira (22/03) com representantes da Defesa Civil, da Procuradoria Geral do Município (PGM) e da Secretaria Municipal de Assistência Social para discutir ações estratégicas de preparação da cidade para os fortes temporais previstos para ocorrerem até domingo (24/03). O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de "grande perigo" a partir desta sexta-feira (22/03).

Na reunião, os promotores de Justiça Claudia Canto Condack e José Alexandre Maximino Mota foram informados sobre as ações adotadas no município, relacionadas à prevenção e preparação para os eventos climáticos. Dentre elas, foram destacadas a revisão e colocação de novas placas em rotas de fuga; ampliação de pontos de apoio emergencial; preparação prévia (mantimentos/insumos) dos pontos de apoio; disponibilização de viaturas e coletivos para acessar os pontos de apoio.

Também foi informada a realização de reunião com o Governo Federal e Estadual, para sinalizar a eventual necessidade de incremento no apoio assistencial; cancelamento de eventos públicos no fim de semana, com indução de medidas análogas para a iniciativa privada; pessoal de apoio em escala extra, ampliando o efetivo; aumento e aprimoramento na interlocução com as lideranças comunitárias; preparação e divulgação, no âmbito de plano de comunicação, de cartilhas e material contendo informações claras sobre as áreas de risco, rotas de fuga e pontos de apoio.

Por fim, há intenção da criação de um gabinete de crise caso as circunstâncias e consequências das chuvas se agravem sobremaneira no município. Além dos membros do MPRJ, participaram da reunião o secretário de Defesa Civil, Evi Gomes; a secretária de Assistência Social, Nicolle Cipriano; o procurador-geral do município, Joao Paulo Figueiró e o tenente Luciano.

Por MPRJ

mprj
tutela coletiva
prevenção
nova friburgo
fortes chuvas
desastres socioambientais
42 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar