Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, inaugurou a nova sede das Promotorias de Justiça de Bangu, nesta segunda-feira (17/06). O novo endereço, localizado na Rua Doze de Fevereiro, nº 408, na Zona Oeste da cidade, reúne dez Promotorias de Justiça e departamentos administrativos que atenderão às diversas áreas de atuação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da realocação é proporcionar melhores condições ao Parquet local para a prestação do serviço público à sociedade. Com instalações amplas e funcionais para as atividades dos promotores de Justiça e servidores, o novo endereço foi escolhido de forma estratégica, em uma região de melhor visibilidade para tornar o trabalho dos membros e servidores mais eficaz. As novas dependências são mais confortáveis, modernas e seguras, de modo a proporcionar maior bem-estar principalmente para o público externo.
"Hoje inauguramos um prédio moderno com todos os requisitos atendidos relacionados à acessibilidade, à sustentabilidade. Este novo prédio vai evidentemente beneficiar não somente os integrantes do Ministério Público, mas principalmente o cidadão, a pessoa que vem procurar os serviços, que necessita da atuação do Ministério Público", ressaltou o PGJ.
Luciano Mattos abriu a solenidade hasteando a bandeira do Brasil, gesto seguido pelo subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto e pelo secretário-geral do Ministério Público; promotor de Justiça Roberto Goes Vieira que hastearam as bandeiras do Ministério Público e do Estado do Rio de Janeiro, respectivamente. Em seu discurso, o PGJ agradeceu as presenças e às autoridades que se empenharam em ajudar a realização da obra, em especial à Prefeitura e Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Luciano Mattos também agradeceu a todos os servidores envolvidos, do projeto à execução da obra. Durante a cerimônia, foi descerrada a placa inaugural.
De acordo com a Diretoria de Projetos da Secretaria de Engenharia e Arquitetura (DIPRO/SEA), a nova sede do MPRJ conta com rampas de acesso, sinalização tátil no piso, comunicação visual com cores de destaque e texto em braile, sanitários para pessoa com deficiência, além de grandes panos de vidro e janelas distribuídas pelas fachadas que garantem ao edifício a entrada da iluminação natural, minimizando a necessidade prolongada do uso de luz artificial. Também foi instalado um sistema de reaproveitamento de águas pluviais para o uso na lavagem de pisos e jardins.
"Sinto-me honrada, como coordenadora do CRAAI Rio de Janeiro, de participar da cerimônia de inauguração da nova sede. Quero ressaltar que não é só um novo espaço físico, mas demonstra o compromisso renovado do Ministério Público com a justiça, a transparência e o serviço à sociedade", destacou a coordenadora do Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional Rio de Janeiro (CRAAI-RJ), promotora de Justiça Miriam Tayah Chor.
Também participaram da solenidade o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar da região; tenente-coronel Robson Marcelo Dias, o delegado de Polícia Fabio Luiz da Silva Souza; titular da 34ª Delegacia de Polícia, que representou o secretário de Polícia Civil, e a presidente da 31ª subseção da OAB/ RJ região do Bangu; Nathalia Azevedo. Estiveram presentes promotores de Justiça da região de Bangu, dentre eles a promotora de Justiça Cíveil de Bangu; Vanessa Petillo Toledo Marques, Adriana Vital de Matos; promotora junto à 1ª Vara de Família de Bangu, o promotor de Justiça Márcio Benisti; titular da 6ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude da Capital Núcleo Bangu, além das promotoras junto à 2ª e 3ª Vara de Família de Bangu; Mônica Barbosa Telles de Miranda e Mariana Goulart Marcondes Ribeiro. Presentes também a promotora de Justiça junto ao XVII Juizado Especial Criminal da Capital (33ª DP - Realengo e 34ª DP - Bangu); Melissa Gonçalves Rocha, e ainda a coordenadora da Movimentação dos Promotores de Justiça; karina Rachel Tavares Santos e a promotora Ana Carolina Barroso do Amaral Cavalcante; assessora da Secretaria Geral do Ministério Público.
Por MPRJ
Com fotos de Leonardo Oliveira
(Dados coletados diariamente)