Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, recebeu, nesta terça-feira (30/07), a visita do novo cônsul-geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Ryan Rowlands, e da cônsul chefe do setor Político e Econômico, Sofia Khilji. No encontro, que contou com a presença do chefe de gabinete em exercício, o promotor de Justiça Átila Pereira de Souza, foram discutidas ações em parceria e assuntos de interesse entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e o consulado americano.
"Foi um prazer receber o cônsul-geral dos Estados Unidos aqui no Ministério Público. Nós já mantemos uma parceria, uma cooperação com o consulado há alguns anos. Queremos avançar com as agendas que são importantes para os dois países no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, como a questão dos crimes cibernéticos, incluindo as tecnologias para prevenção ao crime e o avanço das investigações criminais. Tudo será objeto do aprofundamento da cooperação que já existe", disse o PGJ.
Ryan Rowlands afirmou que a troca de ideias com o Ministério Público é estratégico para o combate ao crime organizado. "Foi importante para nós falarmos com o Ministério Público, especificamente sobre nosso trabalho em diferentes áreas. Já temos história de intercâmbio de programas, como lavagem de dinheiro. Vamos procurar oportunidade de trabalhar juntos em treinamento e no compartilhamento de dados", informou o cônsul.
Como representante principal do governo dos EUA no Rio, Rowlands também estará à frente de todas as atividades diplomáticas da missão americana no Espírito Santo e na Bahia, estados que fazem parte do distrito consular do Rio de Janeiro. Luciano Mattos se propôs a intermediar a aproximação do novo cônsul com os Ministérios Públicos destes estados.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)