NoticiasDetalhe

Notícia

Recursos Constitucionais
Após recurso do MPRJ, STJ condena por extorsão homem que ameaçou expor fotos íntimas da ex-namorada
Publicado em Fri Jul 26 09:17:56 GMT 2024 - Atualizado em Fri Jul 26 09:17:39 GMT 2024

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Assessoria de Recursos Constitucionais Criminais (ARC CRIMINAL/MPRJ), obteve decisão favorável ao recurso especial impetrado junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que um homem condenado em primeira instância à prisão, por extorsão, tivesse a pena restabelecida. O recurso contestou uma decisão da 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que havia absolvido o acusado em segunda instância.

No recurso especial, o MPRJ destacou que, entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2018, em Duque de Caxias, U.H.D. enviou mensagens pelo WhatsApp à sua ex-namorada, P. R. de L., determinando que ela depositasse o valor de R$ 2 mil na conta de seu enteado, sob pena da divulgação de fotos íntimas da vítima no Youtube. O acusado também enviou à ex-namorada uma imagem de munição e escreveu expressões como “a chapa vai ficar quente” e “derramar sangue”, além de destacar que possuía ligações com grupos criminosos.

A vítima, então, depositou R$ 1 mil na conta do enteado de U. H. D., procurando a Polícia logo a seguir para denunciar o ex-namorado. A tese ministerial defendeu que exigir quantia em dinheiro, sob a ameaça de divulgar fotografias íntimas da vítima na internet, configura o crime de extorsão previsto no artigo 158 do Código Penal, sendo a conduta praticada também suficiente para configuração de grave ameaça.

“Efetivamente, apurando-se a questão à luz do ordenamento jurídico interno e externo, não se pode ceder passagem ao entendimento de que ameaças de morte, mediante envio de fotos de projéteis e menções a organizações criminosas, aliadas a intimidações ligadas à possível profunda violação de intimidade da vítima, possam não ser caracterizadas como grave ameaça. Tal juízo passa a beirar o absurdo quando se tem em vista se tratar de questões relacionadas à violência doméstica e familiar contra a mulher, ou seja, em casos em que a mulher encontra-se em especial situação de vulnerabilidade”, destacou o voto da ministra-relatora no STJ, Daniela Teixeira.

Por MPRJ

stj
arc criminal
recurso especial
extorsão
superior tribunal de justiça
assessoria de recursos constitucionais criminais
decisão do stj
pena restabelecida
fotos íntimas
33 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar