Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), participa, em Belo Horizonte, Minas Gerais, do 2º Congresso Nacional de Comunicadores do Ministério Público Brasileiro (Conacomp), promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A abertura solene foi realizada na manhã desta quinta-feira (08/08), na sede do MPMG.
O evento foi aberto pelo procurador-geral de Justiça do MPMG e presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União (CNPG), Jarbas Soares Júnior, que trouxe à tona uma reflexão sobre como a comunicação deve ser estratégica e planejada nas instituições públicas para que a mensagem chegue de forma clara e eficaz ao cidadão.
“Precisamos mostrar o que nós fazemos todos os dias. Uma comunicação pública não é a comunicação popular. Temos que ter esse equilíbrio com a notícia, e torná-la mais fácil, sobretudo para que o cidadão, o formador de opinião, tenha o conhecimento do trabalho do Ministério Público. Nós temos que nos mostrar, e mostrar bem. E o Ministério Público tem vocês para fazer isso”, disse Jarbas Soares, dirigindo-se aos jornalistas, publicitários, designers e relações públicas dos Ministérios Públicos de 24 estados e dos ramos do Ministério Público da União (MPU) presentes na abertura.
Servidores da Coordenadoria de Comunicação Social (CODCOM/MPRJ), os jornalistas Denise Nascimento, Mario Nicoll, Natalia Castro e o editor de imagens Heber Júlio participam do encontro, que vai até sexta-feira (09/08). A troca de experiências com profissionais e especialistas de diferentes áreas da comunicação, se dá por meio de palestras, estudos de caso e debates.
O Conacomp estimula reflexões sobre os principais desafios da Comunicação Pública institucional. A programação teve início informal na noite de quarta-feira (07/08), com a palestra Os Desafios da Comunicação na Atualidade, apresentada pela jornalista Dulcinéia Novaes, repórter da TV Globo.
Além de Jarbas Soares, estiveram na abertura solene o presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, Moacyr Rey Filho; o procurador-geral de Justiça do MPBA e presidente do Grupo Nacional de Comunicação, Transparência e Publicidade (GNCOM) do CNPG, Pedro Maia Souza Marques, e o coordenador-geral do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público, Paulo Roberto Ishikawa.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)