NoticiasDetalhe

Notícia

Infância e Juventude
MPRJ promove encerramento da IV Semana Estadual de Valorização da Primeira Infância
Publicado em Sun Aug 18 10:30:59 GMT 2024 - Atualizado em Sun Aug 18 10:30:27 GMT 2024

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Comissão Permanente de Estudos (CPE) em Direito das Famílias, da Infância e da Juventude do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), promoveu, nesta sexta-feira (16/08), o encerramento da IV Semana Estadual de Valorização da Primeira Infância, na sala da Escola de Governo do MP. O encontro, promovido em parceria com o Tribunal de Justiça (TJ-RJ), por meio da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), e a Defensoria Pública (DPRJ), teve como tema a importância da política pública de educação infantil para a primeira infância. 

Na abertura do evento, o vice-diretor do IERBB/MPRJ, Alexandre Couto Joppert, apresentou os palestrantes e destacou que o debate sobre a valorização da primeira infância é relevante não só para o Ministério Público, como também para toda a sociedade. A promotora de Justiça do MPRJ, Viviane Alves, também compôs a mesa de abertura e parabenizou a todas as pessoas que se empenharam na realização do encontro. “É a quarta vez que a gente participa. Foi um movimento que o Tribunal de Justiça iniciou, através da EMERJ. Desde 2021, ano em que estávamos enfrentando a pandemia de Covid-19, o MPRJ integrou essa Semana Estadual e passou a sediar o dia do encerramento”, disse. 

Realizado em alusão ao Agosto Verde, instituído como o Mês da Primeira Infância pela Lei 14.617/23, o encontro foi mediado pelo professor da pós-graduação Crianças, Adolescentes e Família, do IERBB, Humberto Baltar Nicolau dos Santos. Na primeira palestra do dia, o professor e pesquisador da UFRJ, Tiago Bartholo, compartilhou alguns estudos desenvolvidos no Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais que tratam da importância da escola na vida dos alunos e o seu impacto na aprendizagem. 

Em seguida, a doutoranda em Educação e autora do livro “Sobrevivendo ao racismo: Memórias, cartas e o cotidiano da discriminação no Brasil”, Luana Tolentino, palestrou sobre como o racismo se faz presente na infância. Ela abordou vivências, avanços e desafios na efetivação da Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira em todas as escolas públicas e privadas.  

Na terceira e última palestra, a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Michelle Martins Moura, apresentou a atuação exitosa do parquet em Formosa. Após quase uma década de embates judiciais, o MPGO conseguiu zerar a fila de creches para crianças na rede pública municipal. Ao final, o público, de forma presencial e online, pôde fazer perguntas aos palestrantes. 
 
Abertura da IV Semana Estadual de Valorização da Primeira Infância 

O evento foi realizado durante cinco dias (de 12 a 16/08), sendo os três primeiros sediados na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), o quarto na Defensoria Pública do Rio de Janeiro e o último no MPRJ. Compondo a mesa de abertura, estiveram presentes a promotora de Justiça titular da Promotoria de Justiça de Família de Mesquita, Viviane Alves Santos Silva;  o diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo; o juiz auxiliar da Corregedoria do TJRJ, Sandro Pitthan Espíndola; o presidente do Fórum, juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza; A juíza auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros; a juíza da 2ª Vara da Infância, Juventude e do Idoso, Cláudia Maria de Oliveira Motta; e o coordenador de Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, defensor público Rodrigo Azambuja.

Mediando uma das palestras ministradas nesse primeiro dia de evento, intitulada “Prevenção e enfrentamento das violências (Eixo 14 e 15/CNJ)”, a promotora esteve acompanhada pelas seguintes palestrantes: Ana Paula Rodrigues, articuladora da rede “Não bata, eduque”; Gabriela Aparecida Fructuoso de Brito, psicóloga do TJRJ, especialista em terapia de família e em psicologia jurídica; Jessica Calderon Paixão, psicóloga do TJRJ, especialista em psicologia clínica na abordagem gestáltica e em psicogeriatria; Silvana Barros dos Santos Teixeira, assistente social do TJRJ, mestre em Serviço Social pela PUC-RJ; e a dra. Vanessa de Oliveira Cavalieri, juíza de Direito, titular da Vara de Infância e Juventude, autora do projeto “Eu te vejo”.  
 
Por MPRJ

tjrj
defensoria pública
emerj
ierbb
instituto de educação roberto bernardes barroso
iv semana estadual de valorização da primeira infância
escola de governo do mp
escola da magistratura do estado do rio de janeiro
política pública de educação infantil para a primeira infância
10 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar