NoticiasDetalhe

Notícia

Infância e Juventude
MPRJ apresenta nesta sexta (25/10) os dados do 33º Censo da População Infantojuvenil Acolhida
Publicado em Thu Oct 24 12:56:51 GMT 2024 - Atualizado em Thu Oct 24 18:34:15 GMT 2024

Na sexta-feira (25/10), às 9h30, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) apresenta o 33º Censo da População Infantojuvenil Acolhida no Estado do Rio de Janeiro. O censo deste ano mostra que, desde o primeiro levantamento, em 2007, o número de acolhidos foi reduzido de 3.782 para 1.519, uma diminuição de quase 60%. A coordenadora do CAO Infância/MPRJ, promotora de Justiça Raquel Madruga, divulgará outros dados durante o evento.

Com informações coletadas do sistema Módulo Criança e Adolescente (MCA) do MPRJ, o Censo é realizado a cada seis meses. O levantamento contém o perfil das crianças e adolescentes e a evolução no quadro de acolhimento ao longo dos anos. Traz, por exemplo, indicadores de faixa etária, gênero e escolaridade; os motivos de acolhimento; o tempo de acolhimento; o comparativo dos censos, entre outras informações.

Raquel Madruga ressalta que a coleta e sistematização desses dados ajuda a nortear a discussão e formulação de políticas públicas, sendo uma ferramenta para a efetiva proteção da criança e do adolescente. "O MCA foi criado em 2007, a partir da percepção da necessidade de registro e melhor acompanhamento do histórico de cada criança e adolescente afastado de sua família de origem, de modo a possibilitar uma avaliação mais acurada das medidas de proteção a serem adotadas em cada caso concreto, pelos diversos atores da rede de proteção", comenta a promotora de Justiça, que antecipa: "Decorridos mais de 17 anos da criação do sistema, o MPRJ se debruça sobre o desenvolvimento do MCA 2.0, fruto de amplo debate com os diferentes segmentos de usuários que o acessam, com o propósito de trazer inovações, atendendo aos anseios dos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes que dele se utilizam".

Após a apresentação dos números, haverá palestras, apresentação de boas práticas, espaço para debates e a premiação do XIV Concurso Cultural do MCA. Às 10h30, o coordenador do CAO Infância do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Sasha Alves do Amaral, fará uma exposição sobre estratégias de integração da rede para o enfrentamento à violência contra crianças. Em seguida, às 11h30, a promotora de Justiça Alessandra Celente, a psicóloga do Núcleo de Apoio Técnico Multidisciplinar (NATEM/MPRJ), Selma Epifânio, e a coordenadora do programa Bem Me Quer Teresópolis, Sandra Azevedo, vão falar sobre os dez anos do programa Bem Me Quer Teresópolis.


Serviço:
Evento: apresentação do 33º Censo da População Infantojuvenil Acolhida no Estado do Rio de Janeiro
Data: sexta-feira (25/10)
Horário: das 09h (credenciamento) às 16h
Local: Auditório da sede do MPRJ
Endereço: Av. Marechal Câmara, nº 370 / 9º andar

Por MPRJ

infancia e juventude
mca
módulo criança e adolescente
33º censo da população infantojuvenil acolhida
perfil das crianças e adolescentes e a evolução no quadro de acolhimento
38 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar