Notícia
Notícia
O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ) realizou encontro sobre “Inteligência Artificial aplicada no combate aos crimes”, nesta segunda-feira (07/04), com cerca de 140 participantes, entre eles promotores e procuradores de Justiça, servidores e público externo. O encontro foi uma iniciativa da Comissão Permanente de Estudos (CPE) de Direito Digital, coordenada pelo promotor de Justiça Sauvei Lai.
A abertura foi realizada pelo diretor do IERBB/MPRJ, Leandro Navega, que deu as boas-vindas aos participantes e expressou o contentamento da Escola de Governo do MPRJ em promover o evento de um tema tão atual por meio da CPE. O promotor de Justiça Pedro Borges Mourão destacou pontos relevantes no debate sobre IA e sua aplicação no combate à criminalidade. “A IA não é o futuro, ela já é o presente. Por isso, precisamos incorporar essa tecnologia ao nosso sistema, porque já é uma realidade”, disse.
Em seguida, Sauvei Lai destacou a relevância dos avanços jurídicos relacionados ao tema. “Precisamos debater não apenas o uso prático da inteligência artificial, mas também o uso ético dessa tecnologia”, destacou.
Já o professor de investigação forense Rafael Velasquez tratou, em sua palestra, da complexidade dos crimes digitais e da necessidade de adaptação do sistema jurídico de forma eficiente. João Guimarães Aversa, especialista em inteligência e investigação cibernética, por sua vez, apresentou os princípios fundamentais que norteiam o uso da IA e suas aplicações práticas voltadas à investigação criminal.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)