NoticiasDetalhe

Notícia

Meio Ambiente
MPRJ participa de vistoria conjunta em instalações de esgoto operadas pela concessionária Iguá na Zona Oeste
Publicado em Fri Jul 25 10:56:53 GMT 2025 - Atualizado em Fri Jul 25 10:56:50 GMT 2025

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA/MPRJ) e do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), participou, nesta quinta-feira (24/07), de vistoria conjunta com o Ministério Público Federal (MPF) e com a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), nas instalações de coleta e tratamento de esgoto operadas pela concessionária Iguá, responsável pelos serviços de saneamento na região da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargens e Jacarepaguá (AP 4).

A diligência teve como objetivo monitorar o cumprimento das cláusulas de um termo de compromisso firmado com a concessionária, que prevê a reforma de mais de 36 estações elevatórias de esgoto e a instalação de um Centro de Controle Operacional. Os promotores de Justiça, acompanhados por técnicos do GATE/MPRJ e pelo professor da UERJ, Adacto Ottoni, além de representantes do MPF, inspecionaram as principais estações para verificar se houve a reforma dos componentes das estações elevatórias de esgoto, principalmente quanto ao gradeamento e ao monitoramento de extravasores e demais estruturas relativas ao recebimento,  transporte e bombeamento do esgoto.

A equipe também verificou os geradores nas unidades, essenciais para garantir o funcionamento das estações em caso de interrupções no fornecimento de energia elétrica. 
Ao final da diligência, os integrantes da vistoria estiveram na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Iguá, onde acompanham o andamento das obras de reforma e ampliação do sistema.

Durante a visita, também foi inspecionado o denominado “bypass”, estrutura licenciada pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para lançamento emergencial de efluentes. Os representantes do MPRJ e do MPF se reunirão para avaliar as constatações e definir as medidas cabíveis.

Por MPRJ

gaema
vistoria
serviço de água e esgoto
112 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar