Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcelo de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), recebeu, nesta quinta-feira (21/08), os estudantes do curso de Direito da Universidade São José para mais uma visita guiada às exposições Congressos e Encontros: em Construção da Cidadania e O MP e o Novo Estado: os 50 anos da fusão.
A abertura do evento foi conduzida pelo procurador de Justiça Márcio Klang, decano da instituição e coordenador do CDM/MPRJ, juntamente com a historiadora Nayara Cristina dos Santos. Em seguida, os alunos participaram de uma atividade prática dirigida pelo curador das mostras e responsável técnico do CDM/MPRJ, Deivson Sabadini, com o apoio da estagiária de Museologia, Mylena Felix.
Após a atividade, voluntários receberam exemplares do livro “Há algo novo”, publicação que resgata a história do Centro de Memória e o processo de fundamentação e institucionalização do Ministério Público.
“A ideia aqui é trazer o aluno para que tenha contato com a atividade prática do MP. Nos livros, ele vê a teoria, mas aqui consegue ter uma vivência mínima da experiência ministerial. Espero que alguns, pelo menos, se inspirem a seguir essa carreira. Esse era o objetivo: proporcionar conhecimento e experiência aos estudantes”, destacou o procurador de Justiça e coordenador do curso de Direito da Universidade São José, Fernando Galvão.
“Foi uma oportunidade muito boa. Achei que seria apenas uma visita para conhecer a instituição, mas conseguimos ir além. Conhecemos a estrutura e, também, a história do Ministério Público, algo que ouvimos falar desde o início da faculdade. Isso nos ajuda a concatenar teoria e prática. Agora quero ler mais para esclarecer ainda melhor esse universo”, destacou o estudante de Direito da Universidade São José, Fábio Mariz.
A iniciativa reforça o caráter educativo do Centro de Memória do MPRJ, que busca aproximar a sociedade da atuação do órgão e incentivar o exercício da cidadania desde cedo.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)