NoticiasDetalhe

Notícia

Violência Doméstica
MPRJ participa da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro
Publicado em Sat Aug 23 15:35:10 GMT 2025 - Atualizado em Sat Aug 23 17:01:47 GMT 2025

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAO Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher/MPRJ), Isabela Jourdan, e a subcoordenadora, Eyleen Marenco, participaram nesta sexta-feira (22/08), da abertura da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro. A abertura do evento, que acontece até domingo (24/08) e debate propostas de fortalecimento às políticas públicas voltadas para as mulheres no estado teve as presenças da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, das deputadas federais Soraia Santos e Benedita da Silva, da secretária de Estado da Mulher, Heloísa Aguiar, e das deputadas estaduais Renata Souza e Martha Rocha, além de representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e da Defensoria Pública.
 
O evento tem como tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, e reúne cerca de 500 delegadas de diferentes municípios, As delegadas, entre elas as coordenadoras do CAO Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher/MPRJ e a psicóloga da equipe técnica, foram nomeadas como delegadas estaduais e têm a atribuição de participar de deliberações estratégicas no eixo temático do enfrentamento à violência de gênero contra a mulher, garantindo a inclusão da pauta nas discussões nacionais.

Isabela Jourdan destacou que a Conferência não se trata apenas de um evento institucional, mas de uma oportunidade histórica de alinhamento e cooperação entre poder público, sociedade civil e academia, com o objetivo de garantir dignidade, liberdade e igualdade às mulheres fluminenses e brasileiras. "Ressalto o papel constitucional do Ministério Público na defesa dos direitos individuais indisponíveis e na proteção da ordem jurídica. Essa missão se concretiza não apenas no combate à violência de gênero, mas também no fortalecimento da rede de proteção e assistência às vítimas. Nesse sentido, o CAO Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher/MPRJ e o Núcleo de Gênero do MPRJ vêm atuando de forma articulada com diferentes instituições e organizações sociais, transformando diagnósticos em ações, ações em políticas e políticas em direitos efetivos", afirmou a coordenadora do CAO.

“Há dez anos não eram realizadas as conferências, o que reforça a necessidade de estruturar a política pública de proteção e atenção à mulher em âmbito nacional. Participar dessa construção coletiva, a partir do ponto de vista de uma instituição integrante do sistema de justiça e em contato com os demais atores da rede de enfrentamento, constitui missão essencial do Ministério Público, que deve atuar com base na proteção eficiente dos direitos fundamentais das mulheres e na promoção da igualdade”, destacou Eyleen Marenco.

A etapa estadual terá continuidade na Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, quando representantes de todos os estados se reunirão para traçar as diretrizes que nortearão a futura Política Nacional das Mulheres. As propostas debatidas e votadas no Rio de Janeiro passarão a compor as deliberações da conferência nacional, refletindo as demandas estaduais na formulação das políticas públicas em âmbito federal.

Por MPRJ

cao violência doméstica mprj
atendimento às mulheres
VISUALIZAÇÕES AINDA NÃO CONTABILIZADAS
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar