NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Ouvidoria do MPRJ orienta cidadãos durante Ação Global
Publicado em Sat May 27 21:54:44 GMT 2017 - Atualizado em Sat May 27 21:54:35 GMT 2017
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou neste sábado (27/5) da Ação Global RJ, realizada na quadra da escola de samba do Salgueiro, no bairro do Andaraí, na Zona Norte do Rio. O evento promovido pela Rede Globo e o Serviço Social da Indústria (SESI) ocorreu simultaneamente em 27 cidades e reuniu diversas entidades que ofereceram serviços à população.
 
As equipes da Ouvidoria, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Violência Doméstica Contra a Mulher e do Núcleo de Gênero do MPRJ registraram reclamações e orientaram sobre como proceder para ter direitos garantidos. Foram ainda distribuídos folhetos explicativos sobre a atuação do Ministério Publico estadual ao longo do evento, realizado das 9h às 16h.
 
Foi o quinto ano que o MPRJ participou do evento. A instituição esteve representada pela promotora de Justiça Georgea Marcovecchio Guerra, assessora da Ouvidoria do MPRJ, e pela coordenadora do CAO Violência Doméstica, promotora de Justiça  Lúcia Iloizio Barros, além da equipe que auxiliou no atendimento e prestação de informações aos cidadãos.
 
Para facilitar o atendimento, o MPRJ ficou reunido em um mesmo espaço de tendas com as ouvidorias do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região; da Controladoria Geral da União (CGU) - Regional do Rio de Janeiro; da Ouvidoria Geral da União, ligada ao Ministério da Transparência; da prefeitura do Rio (Disque 1746); e ainda da Secretaria municipal de Educação.
 
De acordo com a promotora Georgea Marcovecchio Guerra, o evento é uma oportunidade de contato com outras instituições, estreitando laços para projetos de interesse mútuo. Ela mencionou a possibilidade de novos parceiros na Ouvidoria Itinerante do MPRJ, que já conta com Procon-RJ, Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho, Detran-RJ, Fiocruz, Fundação Leão XIII, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
 
A promotora Lúcia Iloízio acrescentou que a  Ação Global é uma boa oportunidade para expor os projetos e ações do MPRJ. “O Ministério Público tem a oportunidade de ficar ainda mais próximo do cidadão durante o evento, mostrar seus canais de acesso e como tem contribuído em prol da sociedade. O MPRJ, desta forma, vai às ruas ouvir as pessoas, num ambiente despido de formalidade”, disse a promotora.
 
O MPRJ também levou ao seu espaço na Ação Global, em parceria com o Instituto "Não Aceito Corrupção",  numa forma lúdica de transmitir conhecimento, um jogo interativo sobre condutas corruptas. Nele, os cidadãos precisam ligar atos às respectivas condutas ilegais, como corrupção ativa, prevaricação e corrupção eleitoral, por exemplo. Quem acertasse todas as  respostas,  ganhava uma fita com o dizer “Não aceito corrupção”.
287 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar