NoticiasDetalhe

Notícia

Meio Ambiente
Poluição da Baía de Guanabara e Beachrocks de Jaconé são temas de documentários no MPRJ
Publicado em Tue Jun 06 19:22:50 GMT 2017 - Atualizado em Tue Jun 06 19:22:33 GMT 2017

Em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) abre as portas ao público para dois dias de eventos com palestras, mesas de debates e exibição de documentários. Organizados pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural (CAOMA/MPRJ), em parceria com o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA/MPRJ) e o Núcleo de Sustentabilidade, os encontros buscam sensibilizar a sociedade e outras instituições públicas sobre os cuidados com o meio ambiente. Os eventos são gratuitos e acontecem nesta quarta e quinta-feira (07 e 08/06), a partir das 14 horas, no foyer do 9º andar da sede do MPRJ. 
 
No primeiro dia, os participantes poderão conferir a apresentação do documentário “O Mar não está prá peixe”, dirigido pela procuradora de Justiça Rosani da Cunha Gomes. O filme retrata a mortandade dos peixes e o impacto à população pesqueira advindo da poluição da Baía de Guanabara. Em seguida, haverá debate com o promotor de Justiça Marcus Leal, coordenador do CAOMA/MPRJ e do GAEMA/MPRJ; a técnica Pericial do GATE/MPRJ, Maria José Saroldi; o professor Doutor do laboratório de mamíferos aquáticos da faculdade de oceanografia da UERJ, Alexandre de Freitas Azevedo; e o representante da cooperativa “Ecoponto Brasil Sustentável” e diretor da empresa Brasilpet Reciclagem, Edson Freitas.

Após a mesa de debates, Maria José Saroldi ministrará palestra sobre “Resíduos sólidos” e Edson Freitas sobre “Reciclagem”.

Já o segundo dia de evento será marcado pela estreia do documentário “Beachrock em Chamas”, elaborado especialmente para a semana do Meio Ambiente do MPRJ e produzido pelo servidor Raphael Kindlovits. O filme trata da atuação do MPRJ no caso referente ao licenciamento ambiental para implementação e operação do terminal portuário privado na Praia de Jaconé/Maricá. Em ação civil pública ajuizada em 2015, o GAEMA/MPRJ busca preservar o raro patrimônio histórico/cultural.  
 
A exibição será seguida por um debate com o promotor Marcus Leal; a assessora jurídica do CAOMA-GAEMA/MPRJ, Fernanda Bianco de Lucena Costa; a geóloga e professora da UFRJ Kátia Mansur; o professor da UFF Vitor Nascimento; o geólogo e atual vice-diretor do Museu Nacional, Renato Ramos; e a moradora do bairro do Jaconé, Izabela da Costa Silva. Haverá ainda a apresentação das músicas elaboradas originalmente para o documentário pelo compositor e biólogo Daniel Trinta.

Para encerrar a programação, o público acompanhará as palestras “Direito e Justiça Ambiental” e “Racismo Ambiental”, com as assessoras jurídicas do GAEMA/MPRJ Tatiana Vieira de Moraes e Fernanda Bianco de Lucena Costa, respectivamente; e ”Ecofeminismo”, com a coordenadora de Resíduos Sólidos do Núcleo de Sustentabilidade do MPRJ, Andrea Mello.

Leia mais: Liminar obtida pelo MPRJ para preservação dos Beachrocks de Jaconé é mantida pela Justiça Federal do Rio

429 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar