Notícia
Notícia
Publicado originalmente em 09/10/2017
O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, convidou o auditor-geral do Estado, Ruy César dos Santos Chagas, para a assinatura de um convênio com o objetivo de compartilhar dados e informações no âmbito da plataforma digital “MP em Mapas”. O auditor-geral e outros representantes do órgão público de controle foram apresentados à ferramenta, nesta sexta-feira (29/07).
Após a apresentação, o auditor-geral do Estado classificou o sistema como “impactante”. “Nunca vi uma ferramenta de transparência tão ampla e precisa. O MPRJ está dando um exemplo para a sociedade de como produzir uma plataforma, com uma compilação detalhada e profunda de dados, que auxilie as instituições públicas como a Auditoria Geral”, disse. Ruy César dos Santos Chagas afirmou, ainda, que entende que os órgãos de controle precisam firmar convênios com o MP estadual a fim de difundir a plataforma digital.
Além de Ruy Cesar, estiveram presentes o contador-geral do Estado, Francisco Pereira Iglesias; e o superintendente de Normas da Auditoria-Geral do Estado, Róbson Ramos; além de representantes da Academia Nacional de Economia, o presidente Oswaldo Alves de Mattos e o vice-presidente executivo Arlindo Silva; e Alberto Bittencourt, do Rotary Club do Recife/PE.
O procurador-geral de Justiça destacou que o MPRJ tem firmado parcerias com instituições públicas e privadas para fomentar, ainda mais, o compartilhamento de dados. Gussem também explicou que o objetivo principal da ferramenta, que é disponibilizada ao público no portal da instituição, é analisar os dados produzidos pelo “MP em Mapas” e gerar relatórios sobre a carência de cada área, “que nos permite uma projeção e um diagnóstico exatos dos poderes e do sistema de Justiça para uma ação ainda mais proativa”, destacou.
Pelo MPRJ, também participaram da apresentação, a auditora-geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Ana Luiza Pereira Lima, e o gerente do “MP em Mapas”, Daniel Belchior.
(Dados coletados diariamente)