NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ sedia evento para celebrar o Dia Internacional Contra a Corrupção
Publicado em Thu Dec 13 18:52:25 GMT 2018 - Atualizado em Thu Dec 13 18:48:15 GMT 2018

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) sediou, nesta quarta-feira (12/12), no auditório do edifício-sede, evento para celebrar o Dia Internacional Contra a Corrupção. Promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), o encontro contou com apresentações de representantes do MPRJ, do Ministério Público Federal (MPF) e da Controladoria Geral da União (CGU), além do lançamento da Escala Brasil Transparente (EBT) – 360º 2019 e da premiação do 10º Concurso de Desenho e Redação da CGU.

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, abriu o encontro com uma apresentação sobre a mudança no modo de atuação do MPRJ -  menos reativa e cada vez mais resolutiva e preventiva, com ênfase em resultados. Gussem destacou que o MPRJ adotou o modelo de governos abertos, que contempla transparência, integridade, participação social, tecnologia e inovações. O PGJ avalia que esse novo modo de atuação e a integração entre os órgãos de controle são essenciais para reverter o cenário de corrupção no Estado.

 “Observamos hoje ambientes degradados, deteriorados, tomados por milícias, facções, organizações criminosas. Tudo isso tem origem na corrupção. A forma de mudarmos esse cenário é por meio da união e integração das estruturas, das pessoas com o mesmo propósito, que desejam o bem. É com muita satisfação que recebo cada um de vocês hoje porque caminhando juntos, vamos superar esse difícil momento do nosso Estado”, disse Gussem.

 O procurador da República Eduardo el Hage, coordenador da Operação Lava Jato no Rio, apresentou resultados da operação no Estado. A força tarefa foi criada em maio de 2016 e de lá para cá foram mais de 246 denunciados em 46 denuncias, 196 prisões preventivas, 40 condenados e R$ 575 milhões em valores recuperados. “O Rio de Janeiro foi infestado pelo fenômeno da corrupção, mas pouco a pouco conseguimos combater. Pessoalmente, acho que estamos à frente de outros estados, porque aqui isso está sendo revelado, as pessoas estão sendo punidas e responsabilizadas pelos seus malfeitos”, avalia El Hage.

 O superintendente da CGU no Rio de Janeiro, Vinícius de Sá Nery, fez um balanço da atuação da Controladoria em 2018, que participou de 32 operações este ano, com cerca de R$ 240 milhões recuperados. Ele mostrou programas, desenvolvidos pelo órgão, que permitem que os próprios cidadãos avaliem serviços e políticas públicas.

 O evento prosseguiu com a divulgação do ranking Escala Brasil Transparente, na qual o Estado do Rio ficou na 21ª colocação entre as 27 unidades federativas.  Por fim, foi realizada a premiação do 10º Concurso de Desenho e Redação da CGU, cujo tema foi “Ser honesto é legal”. O concurso contou com 2.978 escolas participantes e 591.473 alunos mobilizados em 1.013 municípios.

 No Rio de Janeiro, a categoria desenho foi vencida pelo estudante André Luiz de Carvalho Gomes da Silva e pela professora Eliana Maria Lopes Andrade, da Escola Municipal Desembargador Ney Palmeiro. Já a redação premiada foi a do estudante Alex Junior Souza Xavier e do professor Francisco Potiguara Cavalcante Junior, do Colégio Estadual Presidente Rodrigues Alves.
 
Acesse o ranking completo da Escala Brasil Transparente (EBT) - Avaliação 360º.

corrupção
cgu
dia internacional contra a corrupção
controladoria-geral da união
escala brasil transparente
210 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar