NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ e o Projeto "Caminhos da Cidadania" recebem alunos da rede estadual e estagiários forenses em visita guiada no Corredor Cultural
Publicado em Fri Jul 05 18:24:03 GMT 2019 - Atualizado em Mon Jul 08 11:47:51 GMT 2019

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), recebeu, na quinta-feira (04/07), a visita de alunos do ensino médio do Colégio Estadual Hebe Camargo. A vinda do grupo integra o Projeto “Caminhos da Cidadania”, em cooperação com o Museu Histórico Nacional (MHN), um circuito de exposições entre o Corredor Cultural Promotor de Justiça Stênio Lutgardes Neves e o MHN.

Pela manhã, os alunos foram recepcionados com um lanche na Praça Procurador-Geral de Justiça Hermano Odilon dos Anjos e seguiram para visitar a exposição “Cidadania em construção” no MHN. Aprenderam sobre a história da democratização do Brasil, das leis (direitos e deveres), e debateram o conceito de cidadania a partir do final do século XIX até os dias de hoje.

Em seguida, os estudantes visitaram a exposição “Ministério Público: 127 anos no Rio de Janeiro”, no Prédio das Procuradorias de Justiça. Foram recebidos para um bate papo no MPRJ com o Procurador de Justiça Márcio Klang que contou sobre a importância do trabalho do Ministério Público na sociedade e no final do encontro visitaram a Ouvidoria do MPRJ para uma conversa com a Ouvidora Geral Procuradora de Justiça Denise Fabião Guasque.

Para o professor Kleber Bezerra, do Colégio Estadual Hebe Camargo em Pedra de Guaratiba, foi de extrema importância a visita dos alunos ao MPRJ. “É muito importante que eles fiquem informados do trabalho essencial que o Ministério Público faz no estado do Rio. Os alunos contaram os dias para conhecer a instituição”, contou Kleber, que agradeceu o convite recebido pela escola, o transporte e a estrutura disponibilizada pelo MPRJ para a realização da atividade.


Visita guiada para estagiários forenses

À tarde, uma visita guiada ao Corredor Cultural contou com estagiários forenses da instituição. Cerca de 50 pessoas, divididas em 3 grupos, visitaram a exposição sobre os 127 anos do Ministério Público no Rio de Janeiro e o papel desempenhado pelo Parquet fluminense. “Essa é uma das metas do Centro de Memória, fazer o MPRJ ser conhecido. E nada melhor do que fazer esse trabalho com alunos do ensino médio e de faculdades, porque você está formando opinião e proliferando a cultura da memória institucional. O membro do Ministério Público não é só aquele que diz que você é culpado de algo. Ele também é um fiscal da sociedade e do cumprimento da lei. E como poucos sabem que essa faceta existe, este é também um processo de conscientização”, afirmou o procurador de Justiça Márcio Klang, coordenador do Centro de Memória.

A exposição “Ministério Público: 127 anos no Rio de Janeiro” mostra a trajetória e a missão constitucional do MPRJ, por meio do resgate e da exibição de documentos históricos, objetos iconográficos e tecnológicos, com instalações físicas e virtuais. Todos os painéis contam passagens da história do Ministério Público, personagens marcantes da instituição, as diversas sedes do MPRJ e notícias sobre ações impactantes, com o acompanhamento de QR Codes, que possibilitam a leitura ótica pelo aparelho celular. Caso deseje agendar visita guiada escrever email para memoria.secretarua@mprj.mp.br ou entrar em contato com a secretaria Jéssica Câmara através do telefone 2215-9640.

centro de memória procurador de justiça joão marcello de araújo júnior
olégio estadual hebe camargo
useu histórico nacional
corredor cultural promotor de justiça stênio lutgardes neves
148 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar