Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Luciano Mattos, prestigiou, nesta segunda-feira (20/09), a cerimônia de entrega do Colar do Mérito da Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ). Dez personalidades foram homenageadas, entre servidores, procuradores do Estado e membros do Judiciário, entre elas o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
A sessão solene de outorga do Colar do Mérito da PGE-RJ ocorreu no auditório Luiz Machado Guimarães e foi conduzida pelo procurador-geral do Estado do Rio de Janeiro, Bruno Dubeaux, que parabenizou os chefes dos Poderes presentes e os líderes das instituições essenciais à Justiça “pelo profícuo diálogo que tem mantido com a Procuradoria Geral do Estado que tem permitido que a Procuradoria evolua, cresça e se fortaleça na prestação das suas funções constitucionais e contribuindo para o fortalecimento do crescimento do Estado do Rio de Janeiro”.
Além do procurador-geral de Justiça, estavam presentes o governador Claudio Castro; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Henrique Figueira; o defensor público-geral Rodrigo Batista Pacheco e o presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, Luiz Antonio Guaraná, entre outras autoridades.
Homenageados
Em nome dos homenageados, o ministro Luiz Fux fez o discurso de agradecimento. Ele lembrou sua longa história de relações com a Procuradoria-Geral do Estado do Rio, começando aos 20 anos de idade como estagiário-chefe da PGE e conclamou o mundo jurídico a defender a democracia e a paz institucional: “O momento é um momento delicado em que devemos preservar as instituições, ter a ciência de que o brasileiro não quer crise política, o brasileiro que emprego, comida na mesa, o brasileiro quer paz acima de tudo. O brasileiro quer vencer o farisaísmo, quer lutar para não viver no limite da sobrevivência biológica e acima de tudo, lutar pelo bem, pela verdade, pela Justiça e pela nossa democracia. E isso conseguiremos exatamente pela união de todos nós que trabalhamos em prol da ciência jurídica”, finalizou.
As dez personalidades homenageadas foram escolhidas devido à atuação em suas respectivas áreas e pela prestação de relevantes serviços à advocacia pública e à cultura jurídica fluminense: o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux; o ministro do STF, Carlos Velloso; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Luciano Bandeira; o conselheiro do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, Thiers Vianna Montebello; o secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça, Valter Schuenquener de Araújo; a procuradora do Estado, Aline Reis de Souza Jatahy; o procurador do Estado, Cesar Vergueiro Chrismann; a arquiteta da PGE Patricia Gullo e o servidor da PGE, in memoriam, Julian Villreal. A Medalha do Mérito da PGE foi instituída 02 de maio de 2006.
Crédito das fotos: Claunir Tavares/ PGE
(Dados coletados diariamente)