NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
História em Destaque homenageia advogado Delphim Salum de Oliveira
Publicado em Mon Sep 04 19:20:21 GMT 2023 - Atualizado em Mon Sep 04 19:20:13 GMT 2023

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), homenageia, na 29ª edição do projeto “História em Destaque”, o advogado Delphim Salum de Oliveira. Apesar de não fazer parte do quadro de membros do MPRJ, Delphim era uma personalidade amplamente reconhecida, chegando a receber o título de Sócio Benemérito da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ) ao lado de seu irmão, Ararino Salum de Oliveira.

Nas décadas de 1990 e 2000, Delphim Salum de Oliveira teve um papel fundamental na organização das solenidades de entrega de insígnias aos novos promotores de Justiça. Esses eventos eram realizados em colaboração com a AMPERJ e ocorriam no auditório da Bradesco Seguros, na Rua Barão de Itapagipe, nº 225, no Rio Comprido. O advogado participou também da organização de congressos e encontros institucionais como o X Congresso do Ministério Público Fluminense, realizado em Caxambu/MG em 1989, o XIX Encontro do MPRJ, em Angra dos Reis/RJ em 1998 e o XXIII Encontro Estadual do Ministério Público também em Angra dos Reis em 2004. Delphim teve artigos de sua autoria publicados na Revista do Ministério Público, incluindo trabalhos como "Considerações gerais: Acidentes de Trabalho" (1996), "Pena de Morte" (1998) e um memorial em homenagem ao procurador de Justiça Roberto Abranches (2010), seu grande amigo, falecido naquele ano. Em 1995, foi agraciado com o Colar do Mérito do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

 Nascido em 1928, Delphim Salum de Oliveira graduou-se em Contabilidade e Direito com Mestrado em Direito Político pela UFRJ. Durante sua trajetória profissional, atuou como advogado criminalista e diretor de administração e finanças do Banco Nacional, diretor superintendente do Banco Pinto Magalhães, diretor administrativo da OAB/RJ e diretor jurídico da Bradesco Seguros. Em 1983 foi nomeado presidente da comissão para preparar a legislação relativa ao seguro de acidentes de trabalho. Também lecionou na Universidade Cândido Mendes. O advogado faleceu em 4 de junho de 2012, deixando um legado de apoio ao MPRJ.  

Mais informações sobre Delphim Salum de Oliveira podem ser visualizadas no LINK.

Por MPRJ

mprj
cdm mprj
centro de memória
história em destaque
delphim salum de oliveira
30 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar