Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça Luciano Mattos recebeu, na tarde desta sexta-feira (17/05), a ouvidora nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ivana Cei e o membro auxiliar da Ouvidoria Nacional, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, para apresentar o Painel de Monitoramento de Operações Policiais. A reunião contou com a participação e mediação do assessor da Secretaria-Geral de Planejamento Institucional, o promotor de Justiça Sidney Rosa, que explicou aos convidados como funciona a ferramenta desenvolvida pela equipe da Gerência de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (GADG/MPRJ).
Alimentado por informações da Polícia Civil e da Polícia Militar a respeito de operações de seus agentes, o painel trata os dados relacionados à atuação das corporações, especialmente na questão da letalidade policial, mortes decorrentes da atuação de agentes do estado e mortes de agentes e policiais feridos, além dos resultados das ações. De acordo com Sidney Rosa, a ferramenta visa a tirar análises, alertas de aumentos de operações policiais e letalidades policiais.
“Com isso, o MPRJ passa a ter um controle muito maior de dados para fazer esse controle externo da atividade policial e cumpre de forma mais eficaz as decisões da ADPF-365, que estabelece maiores requisitos para o controle das atividades policiais. Acredito que o MPRJ esteja na vanguarda do tratamento deste tipo de dado e do próprio cumprimento das determinações do Supremo Tribunal Federal (STF) no que tange ao controle das atividades policiais”, finalizou Sidney Rosa.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)