Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do seu Laboratório de Inovação (Inova_MPRJ), recebeu parte da equipe de planejamento do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) para realização da primeira etapa de um projeto de Consultoria de Estratégia e Inovação, entre os dias 07;05 e 10/05. A colaboração tem como objetivo auxiliar o MPAC no planejamento estratégico do seu recém-inaugurado Laboratório de Inovação, no diagnóstico dos principais desafios a serem enfrentados pelo órgão e na elaboração de planos de ação de curto, médio e longo prazo. A visita, como primeira etapa da colaboração, se concentrou em realizar atividades para definição de elementos estratégicos essenciais do planejamento.
Durante a semana, a equipe do Inova buscou equilibrar atividades práticas e expositivas. No primeiro dia, o Inova_MPRJ realizou uma introdução sucinta sobre o contexto, desafios e projetos em curso, abrindo espaço para integrantes do MPAC compartilharem seus próprios dilemas e cenário de criação. Em seguida, os participantes realizaram uma atividade de pesquisa aplicada com intuito de mapear órgãos de inovação governamentais no Brasil e no mundo, investigar características de suas estratégias e discutir descobertas.
Além das atividades realizadas junto ao Inova, a equipe do MPAC também efetuou visitas aos demais órgãos do planejamento, acompanhados do Secretário-Geral de Planejamento Institucional do MPRJ, Marcus Leal, e à Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI), acompanhados de Eduardo Campos, em busca de conhecer mais sobre processos administrativos e iniciativas das áreas.
Nos dias seguintes, as atividades finais da visita focaram na definição da proposta de valor e objetivos estratégicos do laboratório. A equipe, a partir de debates e métodos de construção colaborativa, delimitou o que deveria ser o propósito e a cultura do setor. Com essas definições mais claras, o passo seguinte foi a identificação de potenciais parcerias.
Nos próximos meses, a equipe do MPAC definirá o nome do seu laboratório, concluirá seu planejamento estratégico e definirá os primeiros projetos do órgão. Enquanto isso, o MPRJ e o Inova seguirão à disposição para apoiá-los compartilhando o conhecimento prático adquirido nos últimos anos.
(Dados coletados diariamente)