Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial da área Santa Cruz, realizou, nesta quinta-feira (06/06), uma palestra sobre educação e prevenção ao abuso sexual infantil na Aldeia Infantil SOS do Brasil Sem Fronteiras da Agência de Refugiados da ONU, localizada no Itanhangá, zona Oeste do Rio. A unidade oferece atividades de fortalecimento familiar e comunitário e realiza o acolhimento de famílias refugiadas da Venezuela, em parceria com o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR).
A palestra, proferida pela promotora de Justiça Mônica Martino Pinheiro Marques, faz parte do projeto “Educar é Proteger”, que está no banco de projetos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) representando o MPRJ, e já percorreu várias escolas de Guaratiba, Santa Cruz e outros bairros da Zona Oeste. “Nosso objetivo é repassar o máximo de informações a essas crianças e adolescentes e fazer com que eles se tornem multiplicadores do que aprenderam. É importante ressaltar que 90% dos casos de abuso são cometidos por pessoas conhecidas pela criança, dos quais 77% são praticados dentro do âmbito doméstico”, ressaltou.
A promotora destacou ainda a importância de prestar esse apoio às crianças refugiadas que, além da vulnerabilidade apresentada pela idade, apresentam todo o histórico de sofrimento de estar distante de seu país de origem, sua língua natal e toda a estrutura de vida com a qual estavam acostumadas.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)