Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial da área Santa Cruz, realizou, nesta segunda-feira (12/08), palestra sobre educação e prevenção ao abuso sexual infantil para 150 alunos do Ginásio Educacional Tecnológico (GET) Olavo Monteiro de Carvalho, no Magarça, em Guaratiba, zona Oeste do Rio. A escola municipal atende crianças do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. A palestra foi proferida pela promotora de Justiça Mônica Martino Pinheiro Marques, titular da Promotoria, e faz parte do projeto “Educar é Proteger”.
O projeto está no banco de projetos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) representando o MPRJ, e já percorreu várias escolas da zona Oeste. “Nosso objetivo é repassar o máximo de informações a essas crianças e adolescentes e fazer com que eles se tornem multiplicadores do que aprenderam. É importante ressaltar que 90% dos casos de abuso são cometidos por pessoas conhecidas pela criança, dos quais 77% são praticados dentro do âmbito doméstico”, ressaltou a promotora, que destacou ainda a importância de levar aos profissionais das unidades escolares as informações necessárias para identificar a ocorrência do abuso sexual infantil, para a devida notificação às autoridades competentes e o efetivo combate a essa prática criminosa.
“Somente através da educação poderemos livrar nossas crianças dos abusadores. Nessa oportunidade, também foi dada ênfase aos perigos da internet onde crianças e adolescentes estão diariamente expostos, muitas vezes sem supervisão dos responsáveis. Aplicativos como Tik Tok e Discord são utilizados por 90% das crianças, mesmo com a limitação de idade imposta pelas plataformas. Os pais precisam supervisionar e estar presentes nessa nova realidade”, alertou Monica Marques.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)