Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu, nesta quarta-feira (19/06), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) prêmio por sua atuação de destaque na Dimensão Cultura do Diagnóstico da Destreza Digital. O MP Digital reconheceu a aptidão do MPRJ para inovação e adaptação ao digital.
A premiação foi concedida na solenidade de abertura da 2ª edição do Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público e teve por objetivo reconhecer e valorizar os esforços implementados pelas unidades do Ministério Público do Brasil em promover a transformação digital. O promotor de Justiça João Alfredo Fernandes representou o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, e recebeu a homenagem.
“Ficamos felizes com o reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo na área digital e pretendemos avançar cada vez mais, buscando sempre maior eficiência na nossa atuação em benefício da população”, disse Luciano Mattos.
Aberto pelo presidente do CNMP, procurador-geral da República, Paulo Gonet, o evento segue até sexta-feira (21/06) na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Território (MPDFT), em Brasília, e engloba a VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia. O Congresso e a Mostra são iniciativas da Estratégia Nacional do MP Digital e da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP, em parceria com o MPDFT, e tem foco na priorização e implementação de estratégias para trazer inovação e incentivo à evolução digital no Ministério Público. Durante três dias, são realizadas palestras, oficinas e mostra de sistemas voltados à inovação e às tendências tecnológicas.
O promotor João Alfredo Fernandes destacou a importância do reconhecimento das práticas adotadas pelo MPRJ. "O prêmio concedido pelo MP Digital ao MPRJ mostra que, a despeito de ainda termos muito a fazer, estamos no caminho certo e podemos contar com o apoio do Conselho Nacional para seguir adotando soluções de tecnologia em nossa atividade"
Pelo MPRJ, também participam do Congresso o secretário e a diretora de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC/MPRJ), respectivamente Sandro Denis de Souza Nunes e Patrícia Alcaide de Assunção Leite, além do gerente do seu Núcleo Administrativo, Uéliton Santos Barboza Filho; o gerente de Portal e Programação Visual, Gustavo Honorato Maia; o gerente e a servidora do Laboratório de Inovação do MPRJ (Inova/MPRJ), respectivamente Breno Gouvea e Larissa Pedroso; a servidora da Gerência de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (GADG/MPRJ), Mariana de Oliveira dos Santos; o gerente de projetos da DGE/GPTI, Osiris de Abreu Ferreira; e o diretor da Diretoria de Gestão do Conhecimento (DGC/MPRJ); André Herdy.
Premiados
O MP Digital contemplou as práticas, projetos e iniciativas na temática Digital e homenageou o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e o Ministério Público do Estado da Paraíba pela atuação de destaque na colaboração interinstitucional e no compartilhamento de sistemas. O Ministério Público Federal foi reconhecido pelo compartilhamento dos Sistemas de Investigação de Movimentações Bancárias (Simba) e de Investigação de Registros Telefônicos e Telemáticos (Sittel). Já o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul foi destacado pelo sistema Sittel. O Ministério Público do Estado da Paraíba recebeu a homenagem pelo sistema Pandora.
O Diagnóstico Digital inclui oito dimensões: Estratégia Digital; Serviços ao Cidadão; Pessoas; Governança; Liderança; Operações; Cultura e Tecnologia. Além do MPRJ, outros MPs também foram premiados:
Dimensão Estratégia Digital: Ministério Público do Estado do Ceará
Dimensão Serviços ao Cidadão: Ministério Público do Amapá
Dimensão Pessoas: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte
Dimensão Governança: Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul
Dimensão Liderança: Ministério Público do Estado de Minas Gerais
Dimensão Operações: Ministérios Públicos dos Estados de Santa Catarina e de São Paulo
Dimensão Cultura: Ministério Público do Trabalho e Ministérios Públicos dos Estados de Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro
Dimensão Tecnologia: Ministérios Públicos do Distrito Federal e Territórios e do Rio Grande do Norte
Menções honrosas: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (pela resposta inovadora e resiliente frente à situação de calamidade pública decorrente das enchentes no estado) e o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Santa Catarina Guilherme Zattar (pela liderança na condução da Estratégia Nacional do Ministério Público Digital).
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)