Notícia
Notícia
O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ) e a Polícia Federal cumprem, na manhã desta terça-feira (10/09), mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa voltada para o tráfico interestadual de drogas, que movimentou mais de R$ 9 milhões ao longo dos últimos anos. Os mandados da operação Queda Livre estão sendo cumpridos simultaneamente no Rio de Janeiro (Parada de Lucas, Cordovil, Vila da Penha e Itaboraí) e em Minas Gerais.
O GAECO/MPRJ denunciou à Justiça dez pessoas pelos crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal Especializada em Organização Criminosa da Capital. A pedido do GAECO/MPRJ, também foi determinado o bloqueio de R$ 7.422.991 milhões das contas de pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema criminoso, bem como a suspensão da autorização de um dos denunciados para pilotar helicóptero.
De acordo com os promotores do GAECO/MPRJ, a organização criminosa era responsável por fornecer e abastecer com drogas a facção criminosa TCC (Terceiro Comando Puro), no Complexo da Maré, mais precisamente na Vila do Pinheiro. Os promotores também apontam a lavagem de dinheiro por meio da aquisição de uma fazenda localizada em Minas Gerais e de empresas de fachada.
Os denunciados
Entre os denunciados está Robson Martins dos Santos, conhecido como Douglas Castro, apontado nas investigações como líder da organização criminosa e fornecedor de drogas para o Terceiro Comando Puro no Complexo da Maré. Após ser condenado em 2019 a 14 anos de reclusão por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, ele se refugiou no município de Lima Duarte/MG, onde comprou a fazenda Rochedo, que passou a servir de entreposto para o transporte das drogas para a Maré.
A operação é batizada de Queda Livre em alusão à queda de um helicóptero que transportava 164kg de cocaína em Paraguaçu Paulista/SP, em 20 de maio de 2021, dando início às investigações. Na ocasião, foram presos em flagrante Fábio Rosa da Silva e Felipe Chadi Mendes, ambos denunciados pelo GAECO/MPRJ. Posteriormente, em 29 de julho do mesmo ano, houve apreensão de 51kg de cocaína, em Duque de Caxias/RJ, em um evento ligado ao mesmo grupo criminoso.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)