Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis, expediu Recomendação ao prefeito de Petrópolis para que adote providências urgentes de resposta aos incêndios florestais na cidade. A medida foi tomada pois o Município deixou de realizar a reunião que havia sido acertada para criação de um gabinete de crise.
Entre as ações indicadas está a criação de um gabinete de crise para resposta e reconstrução nas áreas afetadas, a expedição de boletins diários sobre a evolução do desastre e a caracterização do dano à fauna, flora, solo e ar. O MPRJ ressalta que na sexta-feira (13/09) ficou acertado que a Defesa Civil de Petrópolis realizaria, nesta segunda-feira (16/09), reunião com todos os órgãos envolvidos, com objetivo de montar um gabinete de crise. O referido encontro não foi agendado e também não foi decretado o estado de emergência, nem comunicado o desastre no sistema apropriado para isso.
A promotoria leva em consideração a existência de vários focos de incêndios florestais que ainda não foram debelados, em especial na região de Secretário, Caxambu e Morin. A recomendação também destaca que a situação, além de causar insegurança à população nas proximidades das áreas afetadas, provoca danos ambientais e à saúde pública.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)