NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Centro de Memória do MPRJ participa do XVII Encontro Nacional de História Oral
Publicado em Thu Sep 12 15:30:19 GMT 2024 - Atualizado em Thu Sep 12 15:31:57 GMT 2024

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), participou entre os dias 03 e 06/09 do XVII Encontro Nacional de História Oral. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de História Oral (ABHO) e realizado na Univille, em Joinville, Santa Catarina.  

Participaram presencialmente do evento o procurador de Justiça e coordenador do CDM/MPRJ, Márcio Klang, e os servidores Deivson Sabadini, arquivista e responsável técnico pelo memorial; Nayara Cristina dos Santos, historiadora; e Kevyn Gonçalves, arquivista. 
Com os trabalhos “Personalidades do MPRJ: A reconstituição da história do Ministério Público no Estado do Rio de Janeiro por meio de seu programa de História Oral (2017-2024)” e “Para Matar a Saudade: A reconstituição da história de personalidades do Ministério Público no Estado do Rio de Janeiro por meio de seu programa de História Oral (2020-2024)”, os integrantes do memorial mostraram como foram desenvolvidos os dois projetos institucionais e o foco de cada um deles.  

O projeto Personalidades do MPRJ, que alterna edições biográficas e temáticas, resgata por meio de entrevistas de história oral depoimentos de membros e servidores da instituição que acompanharam as transformações do Parquet ao longo do tempo, tanto em relação à estrutura de trabalho quanto à ampliação das atribuições, conquistada a partir da Constituição de 1988. Já o programa Para Matar a Saudade homenageia, in memoriam, notáveis membros e servidores da instituição. Concebido em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19, e gravado virtualmente, por meio de depoimentos de familiares, amigos e colegas de trabalho, o programa reconstitui de forma carinhosa e saudosa a biografia do homenageado.  

Apresentados no “Simpósio Temático 01 – Arquivos e história oral: usos, experiências e reflexões”, o objetivo dos trabalhos foi divulgar os diferentes usos da história oral na produção de documentos e na constituição do acervo. Em especial porque o acervo do CDM/MPRJ é composto por documentação produzida e acumulada nos projetos desenvolvidos pelo setor, por doações diretas de membros e servidores, bem como de familiares e amigos, e por meio do recolhimento de documentos de órgãos internos e instituições afins. Os documentos de natureza arquivística, bibliográfica e museológica estão organizados em fundos e coleções, privadas e institucionais. Eles abrangem o período de 1880 até os dias atuais e são preservados por serem avaliados como relevantes para a memória institucional, constituindo valiosa fonte de pesquisa documental.

Por CDM/MPRJ

 

cdm
evento
centro de memoria
historia
memoria
historia oral
14 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar