Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) esteve presente na 2ª Reunião Ordinária de 2024 do Fórum Nacional de Gestão do Conselho Nacional do Ministério Público (FNG-CNMP). Ao longo de dois dias, 18/11 e 19/11, os participantes realizaram atividades temáticas nos Comitês de Tecnologia da Informação, de Comunicação Social, de Gestão Administrativa, de Gestão Orçamentária, de Gestão de Pessoas e de Gestão Estratégica.
O coordenador-geral do FNG/CNMP, Paulo Ishikawa, destacou na abertura a importância das reuniões. “Este é um momento especial em que todos os comitês estão reunidos para planejar ações e olhar para o futuro, um trabalho grandioso que é feito por muitas mãos. Temos a oportunidade de construir um projeto nacional de MP”, destacou Paulo Ishikawa. O Fórum, presidido e coordenado pela Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, promove o debate, estudo, análise, discussão, harmonização, articulação e implementação de melhores práticas de gestão para suporte à atividade-fim do Ministério Público. A edição recebeu 358 inscrições e reuniu, em média, 250 representantes dos Comitês Temáticos do Ministério Público e da Administração Superior (RAS).
O presidente da Comissão de Direito, Inovação e Tecnologia do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Alexandre Zavaglia Coelho, palestrou na abertura sobre o tema “Governança e Ética de IA: respeitando as conexões que transformam”. Ele abordou os conceitos de governança, gestão de riscos e aplicabilidade da IA no sistema de Justiça, Small e Big Data, e dados estruturados, além da construção de uma tecnologia de compliance para a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para Coelho, o Brasil é um dos países que mais aplicam Inteligência Artificial (IA) no setor jurídico. Ele destacou o avanço da IA no Judiciário e no Ministério Público, com cerca de 140 projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento e um mapeamento em curso.
No segundo dia, a coordenadora do Grupo de Pesquisa UnB/CNPq Gestão do Trabalho, Liderança e Transformação Digital, Maria Júlia Pantoja, falou sobre o tema “Propósito: inspirando as pessoas e potencializando resultados para as organizações”. A palestra destacou como alinhar os propósitos pessoais dos colaboradores com os objetivos da organização para gerar motivação e valor nas equipes. De acordo com a pesquisadora, é preciso criar uma cultura organizacional que valorize a gestão orientada por propósitos. “A gestão moderna também deve se adaptar às mudanças da transformação digital, utilizando diferentes formas de comunicação para integrar metas organizacionais e necessidades pessoais. O objetivo é dar mais sentido ao trabalho, aumentando a motivação, o bem-estar e a felicidade em um ambiente mais colaborativo e flexível”, explicou Maria Júlia.
Pelo MPRJ, estiveram presentes, por designação do procurador-geral de Justiça, o procurador de Justiça Marcus Cavalcante Pereira Leal e os servidores Marcus Vinicius Fonseca Rebello, Tales Rodrigues da Silva Gonçalves, Jefferson Corrêa da Silva, Raphael Usiglio Pereira, Marcelo Vieira de Azevedo, Anmiel Siqueira de Carvalho, Ronaldo Bello Guimarães, Roberto de Souza Junior, Sandro Denis de Souza, Patricia Alcaide de Assumpção Leite, Denise Ramalho Nascimento e Sergio Ignácio Cardoso Duran.
Resultados por comitês
O Comitê de Políticas de Tecnologia da Informação (CPTI) apresentou aos representantes da Administração Superior a plataforma MP Digital, que será lançada no dia 27 de novembro, com o objetivo de fomentar a transformação digital em todo o Ministério Público. A plataforma contará com um ambiente colaborativo, onde será possível consultar informações e cadastrar desafios a serem discutidos.
O Comitê de Políticas de Gestão Estratégica (CPGE) apresentou um guia que servirá como referência em governança pública, com o objetivo de promover excelência, transparência e confiança por meio de boas práticas de gestão alinhadas ao Planejamento Nacional.
O Comitê de Políticas de Gestão Administrativa (CPGA) também lançou dois guias referenciais voltados para otimizar contratações e fortalecer processos de compras compartilhadas, em conformidade com a Lei nº 14.133/2021. O grupo discutiu ainda a implementação de soluções de IA para otimizar processos, com foco em melhorar a eficiência e economia de tempo.
O Comitê de Políticas de Comunicação Social (CPCom) apresentou o planejamento para o próximo Congresso Nacional, que incluirá uma oficina de preparação para o uso de Inteligência Artificial. O comitê também demonstrou o desenvolvimento de uma versão beta de uma mesa de trabalho com ferramentas de IA, a ser testada em colaboração com o Comitê de TI. Além disso, foram discutidos avanços em alinhamentos sobre questões gerenciais dos setores e na área de campanhas nacionais compartilhadas.
Por fim, o Comitê de Políticas de Gestão de Pessoas (CPGP) discutiu práticas relacionadas ao teletrabalho, avaliação por meio de competências e mapeamento de projetos de saúde mental.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)