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O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ) realizou, nesta segunda-feira (10/03), a aula inaugural da nova turma do curso de pós-graduação 'Crianças, Adolescentes e Famílias'. A aula foi ministrada por Jesus Palacios González, professor da Universidade de Sevilha, na Espanha, pesquisador nas áreas de adoção e acolhimento na perspectiva da psicologia do desenvolvimento e da política social. O palestrante abordou a importância dos afetos para as relações humanas.
Na abertura da aula, o diretor do IERBB, promotor de Justiça Leandro Navega enalteceu o sucesso do curso, que iniciou sua quarta turma após um processo seletivo que contou com grande procura do público. Em seguida, a promotora de Justiça Viviane Alves, uma das coordenadoras, destacou que desde a criação do curso, há 5 anos, esta é a turma que conta com maior número de alunos total e de bolsistas, oriundos das políticas afirmativas e das vagas destinadas a servidores.“Isso evidencia a intenção do MPRJ em apostar e investir na capacitação de seu quadro de servidores, o que também se refletiu no elevado número de homens matriculados no curso”, afirmou.
Também participaram da abertura a promotora de Justiça Luciana Grumbach e a servidora Beatrice Marinho, que dividem a coordenação do curso com o procurador de Justiça Sávio Bittencourt. Elas também destacaram as características inovadoras desta nova turma e lembraram que ao longo dos 18 meses de curso haverá outras aulas abertas ao público. Luciana agradeceu, ainda, ao diretor do IERBB e ao procurador-geral de Justiça, Antonio José campos Moreira, por autorizarem a concessão de bolsas integrais a servidores do MPRJ e a candidatos cotistas.
Jesus Palácios iniciou sua aula abordando as quatro características humanas básicas - afeto, pensamento, linguagem e comunicação e relações sociais - para então explicar os fundamentos do nosso desenvolvimento que vão culminar no mecanismo de vinculação ou apego. O professor explicou que tal mecanismo possui base biológica (hormonal) e está diretamente relacionado à necessidade de garantia de cuidado e atenção, com início nos primeiros meses de vida e duração por toda a vida do indivíduo.
Em seguida, o palestrante detalhou os estilos de apego e abordou os casos que representam desafios ou dificuldades, como negligência, sobretudo quando envolvem figuras protetoras, e que podem acarretar graves consequências emocionais para o desenvolvimento e saúde mental. Por fim, defendeu a necessidade infantil de cuidadores personalizados que respeitem a diversidade pessoal e cultural na maneira de cuidar, a importância da estabilidade nas relações de qualidade e destacou o papel benéfico das redes de relações de apego.
A aula inaugural, aberta ao público externo, contou com mais de 100 expectadores.
Por IERBB/MPRJ

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