NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ realiza evento sobre técnicas e uso de tecnologias no Tribunal do Júri
Publicado em Tue Mar 18 09:01:01 GMT 2025 - Atualizado em Fri Mar 21 16:48:44 GMT 2025

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal/MPRJ), da Coordenadoria de Inteligência e Investigação (CI2/MPRJ), e do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou, na sexta-feira (14/03), o evento “Tribunal do Júri: técnicas e tecnologia a serviço da tutela da vida”.  

A mesa de abertura foi composta pelos promotores de Justiça Simone Sibilio, coordenadora do CAO Criminal/MPRJ e do Grupo de Atuação Especializada do Tribunal do Júri (GAEJURI/MPRJ), e Leandro Navega, diretor do IERBB. Na ocasião, a promotora ressaltou a importância da constante capacitação dos membros da instituição que atuam na matéria criminal.  Segundo Simone Sibilio, o foco do CAO Criminal/MPRJ é investir na qualificação e no aprimoramento profissional dos promotores.

"Estamos investindo fortemente na capacitação dos promotores Criminais e do Tribunal do Júri, de forma transversal, pois, na atualidade, a atuação demanda uma abordagem cada vez mais interdisciplinar. Além disso, anunciamos a realização de eventos para os próximos dois meses, incentivando a participação presencial dos Promotores, visando uma integração ainda mais produtiva. O expressivo comparecimento, tanto presencial quanto virtual, em uma sexta-feira pela manhã reforça a certeza de que essa capacitação é valorizada pelos colegas", afirmou a coordenadora do GAEJURI/MPRJ. 

Na primeira parte do evento, a doutoranda em Direito Penal e autora do livro “Da imputabilidade do psicopata”, Michele de Abreu, palestrou sobre a Psicopatia e a atuação do Ministério Público no processo penal. Em seguida, a diretora da Divisão de Evidências Digitais e Tecnologia da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (DEDIT/CSI), Maria do Carmo Gargaglione, falou sobre as técnicas e tecnologias a serviço da vida, a partir de provas periciais em vídeos na reconstrução virtual de cenas de crime. Por fim, o perito Luiz Carlos Prestes da (DEDIT/CSI) fez uma exposição sobre a prova médico-legal, questões práticas e o impacto na instrução processual. 

Por MPRJ

tribunal do júri
cao criminal
ierbb
direito penal
gaejuri
centro de apoio operacional das promotorias de justiça criminais
grupo de atuação especializada do tribunal do júri
capacitação de promotores criminais
70 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar