NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ inaugura duas novas exposições sobre a história do Ministério Público
Publicado em Wed Mar 26 17:00:42 GMT 2025 - Atualizado em Wed Mar 26 17:38:46 GMT 2025

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) inaugurou, nesta terça-feira (25/03), duas novas exposições que destacam momentos de grande importância e transformação na história do Rio de Janeiro e do Ministério Público. Realizadas pelo Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcelo de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), as mostras “Congressos e Encontros: em construção da cidadania” e “O MP e o Novo Estado: os 50 anos da fusão” estão expostas no corredor cultural do 4º andar do Prédio das Procuradorias.

O procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, prestigiou a abertura e destacou a relevância de conhecer o passado e reconhecer o trabalho das gerações anteriores na construção do atual Ministério Público. O PGJ ressaltou que é mais desafiador planejar o futuro quando não se preserva a memória, não se valoriza o passado e não se conhece a própria história. “Preservar a memória do Ministério Público e disseminar a sua história é essencial. Este Ministério Público atual, com toda a sua estrutura e pessoal, foi edificado a partir do trabalho das gerações anteriores”, lembrou Antonio José, que pontuou: “O Ministério Público tem que se renovar a cada dia, sempre reconhecendo e respeitando a sua história.”

O procurador de Justiça Márcio Klang, coordenador do CDM, relembrou a trajetória do Centro de Memória, falou sobre os diferentes projetos em andamento, além das exposições realizadas. “Fizemos a primeira exposição, sobre os 127 anos do Ministério Público, que foi a primeira mostra do MP sobre ele próprio. Depois, sobre os 131 anos da institucionalização do MP. E, agora, sobre os congressos e encontros — que fazem parte, realmente, da história do Ministério Público — e a temporária sobre os 50 anos da fusão”, relembrou Márcio Klang, que concluiu: “Esta é a meta do Centro de Memória: divulgar o Ministério Público.”

O curador e responsável técnico do CDM, Deivson Sabadini, apresentou aos presentes os detalhes das duas exposições. “Congressos e Encontros: em construção da cidadania” conta um pouco da história dos cinco primeiros Encontros Estaduais (1980–1984) e dos cinco primeiros Congressos Estaduais do MP (1967–1973), eventos fundamentais para a construção do perfil atual do Ministério Público. A exposição aborda o passado, o presente e o futuro, e está dividida em cinco eixos: a história do Ministério Público; os Congressos e Encontros do MP; as atuações do Ministério Público hoje; o trabalho e os projetos do Centro de Memória; e, por fim, um convite aos visitantes para deixarem uma mensagem para o futuro.

Já “O MP e o Novo Estado: os 50 anos da fusão” explora o período da fusão entre o Estado da Guanabara e o antigo Estado do Rio de Janeiro. A exposição destaca os membros que lideraram esse processo, superaram os desafios da integração e contribuíram para a consolidação do atual MPRJ.

Mais informações sobre os trabalhos do CDM/MPRJ estão disponíveis neste link.

Por MPRJ

mprj
exposição
cdm
130 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar