Notícia
Notícia
O Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CAO Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher/MPRJ), através da subcoordenadora, Eyleen Marenco, assinou na terça-feira (08/04), no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), um protocolo de intenções para desenvolver o programa "Antes que Aconteça" no MPRJ. O programa é voltado à prevenção e ao fortalecimento das políticas de combate à violência contra a mulher. Eyleen Marenco também participou do ciclo de debates, ocorrido no mesmo dia e promovido pela Corregedoria Geral, com a temática "Violência Contra a mulher" e "Violência na Educação Infantojuvenil".
O "Antes que Aconteça" prevê apoiar e estruturar políticas de acesso à justiça, segurança, garantia e promoção de direitos, inovação, pesquisa, produção de dados, inclusão produtiva, formação, autonomia, conscientização e defesa feminina. O instrumento também prevê a estruturação de salas especializadas para atendimento a vítimas em delegacias, órgãos do Sistema de Justiça e outros equipamentos públicos, com o objetivo de prevenir, enfrentar e superar a violência contra a mulher no Brasil.
A iniciativa busca desenvolver e aprimorar tecnologias para o monitoramento de agressores e o fortalecimento da rede de proteção às vítimas. O programa inclui, ainda, a modernização de delegacias e a criação de protocolos que acelerem o acesso à justiça para mulheres em situação de vulnerabilidade. Além disso, será promovida a integração entre órgãos do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e instituições de ensino, visando melhorar a comunicação e a eficiência das medidas de enfrentamento à violência de gênero.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)