Notícia
Notícia
Com o objetivo de estabelecer fluxos ágeis e estruturados de requisições de informações úteis à persecução penal, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CAO Criminal/MPRJ) realizou visita institucional à Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia em Apoio à Segurança Pública da Prefeitura do Rio (Civitas), nesta terça-feira (22/07). O encontro buscou o fortalecimento da interlocução entre as instituições e a apresentação das ferramentas tecnológicas disponíveis para o apoio às investigações e ao trabalho dos promotores criminais.
Foi estabelecida uma agenda de novos encontros, desta vez com a participação de promotores de Justiça com atribuição criminal, para que conheçam in loco os recursos disponíveis na Civitas. Entre os instrumentos apresentados estão o acesso a câmeras de vigilância, radares, sistemas de georreferenciamento, aplicativos e bases de dados integradas, mecanismos que podem auxiliar na obtenção de informações relevantes para instrução de inquéritos e ações penais.
A Civitas opera no Centro de Operações Rio (COR) e é voltada ao apoio inteligente e coordenado às forças de segurança pública no combate a atividades irregulares ou ilegais. Com uma sala de situação em funcionamento 24 horas, sete dias por semana, a estrutura reúne mais de 3.800 câmeras distribuídas por todas as zonas da cidade, além de 1.500 radares da CET-Rio. As imagens e dados são processados em tempo real, permitindo o monitoramento contínuo de ocorrências e a geração de alertas para atuação preventiva ou repressiva.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)