Notícia
Notícia
O Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcelo de Araújo Júnior (CDM/MPRJ) homenageia, na 52ª edição do projeto História em Destaque, a trajetória institucional do procurador de Justiça aposentado Arthur Pontes Teixeira, que iniciou sua trajetória no Ministério Público do antigo Estado do Rio de Janeiro em 1965, como Membro do Ministério Público Substituto. Antes de ingressar na instituição, Arthur, que nasceu no Rio de Janeiro em 12/07/1926, havia iniciado sua trajetória profissional no serviço militar, em 1943.
Ao longo da década de 1970, Arthur atuou predominantemente em varas criminais. Ganhou destaque na categoria por meio de sua atuação na Associação do Ministério Público Fluminense (AMF), antes da fusão com a Associação do Ministério Público da Guanabara. A união entre as duas associações se deu pela fusão entre o antigo Estado do Rio de Janeiro e o Estado da Guanabara, formando, institucionalmente, o atual Ministério Público do estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e associativamente a Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ). Na política institucional, foi assistente da procuradoria-geral de Justiça em 1979 e corregedor-geral entre 1984 e 1986.
Arthur Pontes Teixeira aposentou-se como procurador de Justiça em 1996, mas permaneceu na ativa como diretor-presidente da Caixa de Assistência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CAMPERJ), que tem como objetivo contribuir para a saúde de seus associados, propiciando qualidade de vida por meio de uma rede qualificada de atendimento. À frente da CAMPERJ, teve uma trajetória longa e marcante. Após o fim de seu mandato, foi eleito presidente de honra da Caixa de Assistência, em homenagem aos muitos anos de trabalho e dedicação.
Em 2001, Arthur foi agraciado com o Colar do Mérito do MPRJ e, no ano seguinte, com a Medalha Campos Salles, destinada a homenagear membros aposentados que atuaram por mais de 20 anos na carreira e que tenham contribuído para o engrandecimento do Ministério Público. No ano seguinte, seu nome batizou o auditório do 11º CRAAI, Centro Regional de Apoio Administrativo Institucional do Ministério Público, em Nova Iguaçu. Em 2020, deu nome ao Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO/MPRJ), no 4º andar do Complexo Sede do MPRJ. A marcante carreira institucional, aliada às homenagens por sua defesa à saúde dos membros, denotam a grande contribuição de Arthur Pontes Teixeira para o engrandecimento do MPRJ.
Mais informações sobre a edição podem ser visualizadas aqui: https://atom.mprj.mp.br/index.php/52a-edic-ao-arthur-pontes-teixeira-o-presidente-de-honra
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)