Notícia
Notícia
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ) inicia, nesta sexta-feira (22/08), o treinamento “Persecução Patrimonial e Recuperação de Ativos: desafios e Estratégias no Combate ao Crime Organizado”. O evento acontecerá de forma presencial na sede do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), a partir das 9 horas. Estarão presentes delegados de polícia, membros do MPRJ e de MPs de outros estados, procuradores da república do GAECO federal e magistrados.
“O combate ao crime organizado exige constante atualização e integração entre instituições. Reunir pesquisadores, magistrados, promotores e delegados para esse debate é fundamental para aprimorar a atuação conjunta e tornar nossas ações mais efetivas. O objetivo é qualificar a persecução patrimonial e a recuperação de ativos”, destacou a coordenadora do GAECO/MPRJ, Letícia Emile.
Na primeira palestra do dia, a procuradora da República, Renata Ribeiro Baptista, falará sobre o tema “Persecução Patrimonial – Técnicas de Investigação e Modelo de Atuação”. A seguir, em debate mediado pelo delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Sahione, Renata Ribeiro Baptista, o juiz da 3ª Vara Especializada em Crime Organizado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Alexandre Abrahão Dias Teixeira, e o integrante do GAECO do MPBA, Luiz Ferreira de Freitas Neto, debaterão os desafios e etapas para a recuperação de ativos. O delegado da Polícia Civil de Santa Catarina, Rodrigo Schineider, fala a seguir sobre métodos de rastreamento de patrimônio.
Na segunda mesa de debates, mediada por Letícia Emile, Rodrigo Schineider, o juiz da 1ª Vara Especializada em Crime Organizado do TJ-RJ, Thales Nogueira Cavalcanti Venancio Braga, e o coordenador do GAECO do MPES, Vitor Anhoque Cavalcanti, discutirão o tema “Gestão de Ativos Móveis e Imóveis. Questões Sensíveis”.
Na mesa 3, com o tema “Administração Judicial de Empresas Vinculadas ao Crime Organizado”, a integrante do GAECO/MPRJ, Gabriela de Aguillar, mediará o debate entre o juiz auxiliar da Segunda Vice-Presidência do TJ-RJ, Gustavo Kalil, a delegada de polícia do Rio de Janeiro, Renata Montenegro, e o subcoordenador do GAECO/MPRJ, Fabio Corrêa. O procurador da República, Alexandre Senra, fará palestra sobre o tema “Rastreio, Identificação, Apreensão e Liquidação de Ativos Virtuais”. A seguir, o promotor de Justiça do MPRJ, Sauvei Lai, estará na mediação da mesa “Ativos Virtuais. Questões Relevantes”, que tem como debatedores Alexandre Senra, os integrantes do GAECO/MPRJ, Marcos Davidovich e Gláucia Rodrigues Torres, e o coordenador do GAECO do MPSC, Wilson Mendonça.
O evento também é organizado pelos Centros de Apoio Operacionais das Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal/MPRJ) e das Promotorias de Justiça de Investigação Penal (CAO Investigação Penal/MPRJ) e pelo IERBB/MPRJ.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)