NoticiasDetalhe

Notícia

Criminal
MPRJ encerra curso de capacitação de promotores criminais na CORE
Publicado em Fri Oct 17 17:11:20 GMT 2025 - Atualizado em Fri Oct 17 17:11:12 GMT 2025

Promotores de Justiça que atuam na área criminal participaram, nesta sexta-feira (17/10), da última etapa do curso de capacitação promovido na sede da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), localizada na Cidade da Polícia, Zona Norte do Rio de Janeiro.

A formação foi organizada pelo Grupo de Atuação Especial no Tribunal do Júri (GAEJURI/MPRJ), pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (CAO Criminal/MPRJ) e pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Investigação Penal (CAO Investigação Penal/MPRJ), com apoio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ). O projeto visa à atualização e à qualificação técnica de promotores de Justiça que lidam diretamente com investigações e processos criminais.

Nesta última fase, os participantes receberam instruções do delegado da Core, Fabrício Oliveira, sobre ambientes conflagrados, técnicas de oitivas e cadeia de custódia em cenários de grande fluxo populacional. Nas etapas anteriores, o curso abordou temas como tipos de armamento e munição em uso, funcionamento de calibres permitidos e restritos, técnicas e abordagens em confrontos, além de noções de Medicina Tática, com foco em atendimento pré-hospitalar em áreas de risco.

““Foram três encontros voltados a oferecer conhecimentos técnicos aos promotores. A realidade atual mostra que muitos dos casos analisados nas varas criminais envolvem organizações criminosas. Em grande parte desses processos, especialmente nas varas criminais e nos plenários do Tribunal do Júri, não há provas testemunhais pelo temor das pessoas em depor. Por isso, o Ministério Público tem investido fortemente em capacitação para aprimorar a produção de provas técnicas e garantir a responsabilização dos autores de crimes graves”, destacou Simone Sibilio, coordenadora do CAO Criminal/MPRJ e do GAEJURI/MPRJ.

Ao final da atividade, os promotores também conheceram táticas operacionais com cães treinados e veículos blindados utilizados em terrenos conflagrados.

Por MPRJ

17 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar