NoticiasDetalhe

Notícia

Infância e Juventude
Rio de Janeiro
MPRJ participa de evento sobre infância no TJRJ
MPRJ participa da II Semana de Valorização da Primeira Infância realizada pelo TJRJ
Publicado em Thu Mar 08 19:35:07 GMT 2018 - Atualizado em Thu Mar 08 19:35:00 GMT 2018

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, por meio da Assessoria de Direitos Humanos e Minorias (ADHM/MPRJ) e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO Infância e Juventude/MPRJ), da II Semana de Valorização da Primeira Infância, realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).
 
Realizado nos dias 6 e 7 de março, o evento contou com a presença de representantes dos poderes judiciário e executivo. Também participaram a primeira-dama do município do Rio de Janeiro, Sylvia Crivella, crianças que vivem em famílias acolhedoras e alguns pais biológicos. Na terça-feira (06/03), a mesa realizada pela 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso teve como objetivo fomentar a maior integração entre o Judiciário, o poder público e toda sociedade civil para proteger e priorizar a infância e a juventude. 
 
Na quarta-feira (07/03), foi apresentado o estudo ‘Nascer nas Prisões’, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no ano passado, que revelou dados alarmantes sobre as crianças nascidas dentro das prisões. A pesquisa aponta que uma criança nascida de uma detenta tem 12 vezes mais chances de ter HIV e 23 vezes mais chances de nascer com sífilis do que um bebê do Sistema Único de Saúde. 
 
Nesta mesa, o MPRJ esteve representado pelos promotores de Justiça Eliane de Lima Pereira, assessora da ADHM/MPRJ, e Rodrigo Medina, coordenador do CAO Infância e Juventude/MPRJ. “Nossa presença neste evento comprova a importância do engajamento de vários setores do MPRJ no tema da Primeira Infância”, afirmou a promotora.
 
“O evento realizado pelo TJRJ comemorou dois anos do Marco Legal da Primeira Infância (Lei n. 13.257), um conjunto de princípios e diretrizes que preveem atendimento prioritário a crianças na faixa etária em que estão mais vulneráveis, de 0 a 6 anos de idade. A situação das crianças que permanecem em companhia com as mães cumprindo pena, merece especial proteção e o MPRJ tem trabalhado nos fluxos que garantam os seus direitos fundamentais”, pontuou o promotor Rodrigo Medina.

mprj
tjrj
2ª semana de valorização da primeira infância
rodrigo medina
marco legal da primeira infância
115 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

NoticiasRelacionadas

Compartilhar

Compartilhar