NoticiasDetalhe

Notícia

Infância e Juventude
MPRJ promove palestra "Primeira Infância Plena" para servidores e colaboradores
Publicado em Mon Jul 16 19:56:45 GMT 2018 - Atualizado em Mon Jul 16 19:56:36 GMT 2018

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça de Família de Mesquita e da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de São João de Meriti, em parceria com a Secretaria de Logística (SECLOG/MPRJ), realizou palestra com o tema "Primeira Infância Plena: uma conversa sobre cuidados essenciais nos primeiros anos de vida ", nesta sexta-feira (13/07), na sede da instituição. O debate, que foi iniciado em municípios da Baixada Fluminense, foi realizado pela primeira vez na Capital e com a presença de servidores e funcionários terceirizados do MPRJ.

As promotoras de Justiça Luciana Pereira Grumbach Carvalho e Viviane Alves Santos Silva destacaram que a participação da família é fundamental para o pleno desenvolvimento da criança. "Os pais são os primeiros e principais professores dos seus filhos", destaca a promotora Luciana. Ela explica que a Primeira Infância, que compreende o período de 0 a 6 anos, é crucial para a formação da pessoa: "Nesse período há o maior crescimento de células neuronais na vida do ser humano. Se a atuação ocorrer nesse momento, vai fazer diferença por toda a vida". 

O evento teve como público-alvo os colaboradores do MPRJ, o que para a promotora Luciana Grumbach, pode constituir em um público difusor de informações em suas diversas realidades e famílias: "O objetivo da escolha é divulgar esses conhecimentos para eles e que, assim, eles possam aplicar em suas vidas, além de difundir pela comunidade a importância dos cuidados na Primeira Infância", explicou.

Para a promotora Viviane, a palestra aproxima colaboradores e promotores de Justiça: "Foi a quebra de uma distância. Eles têm a necessidade desses conhecimentos essenciais.  Apesar de trabalharem dentro do Ministério Público, muitos não sabem o potencial que o órgão tem".

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Cíveis (CAO Cível/MPRJ), Bárbara Spier, também participou da palestra e falou sobre a  atuação  extrajudicial das Promotorias de Família e Registro Civil. Segundo ela, uma boa oportunidade para o MPRJ orientar sobre os cuidados da Primeira Infância surge no momento em que as famílias encontram-se nas promotorias para tratar de casos como a falta de registro paterno.

O secretário de Logística do MPRJ Ronaldo Bello agradeceu a presença do público e destacou o valor do encontro: "Sei como é difícil tirá-los do posto de trabalho, mas acho válido por ser algo tocante a todos nós. Afinal, queremos o melhor para a nossa família, para os nossos filhos, e isso diz respeito ao que foi comentado pelas doutoras Luciana e Viviane".

Ao fim da palestra, as promotoras de Justiça responderam a perguntas e esclareceram dúvidas levantadas pelos participantes. Em seguida, foram sorteados cinco DVD's do filme "O Começo da Vida" para a plateia.

O projeto Primeira Infância Plena pretende incrementar a atuação extrajudicial dos promotores da área de Família e Registro Civil por meio da orientação de mães que são regularmente chamadas às Promotorias de Justiça por conta de registros de nascimento de crianças  sem os nomes dos pais. Essas mães receberão orientações acerca dos cuidados necessários para garantir o pleno desenvolvimento de seus filhos.

Mais detalhes sobre o tema podem ser consultados no site abaixo:

https://www.primeirainfanciaempauta.org.br/a-crianca-e-seu-desenvolvimento-o-desenvolvimento-cerebral.html.

mprj
infância e juventude
primeira infância
palestra
442 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar