NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ elege oito novos integrantes do Conselho Superior
Publicado em Mon Nov 09 21:43:21 GMT 2020 - Atualizado em Tue Nov 10 19:48:57 GMT 2020

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) elegeu, nesta segunda-feira (09/11), oito novos integrantes para o Conselho Superior da Instituição para o biênio 2021/23. Por meio do Colégio de Procuradores de Justiça foram eleitos os procuradores de Justiça Walberto Lima (128 votos), Luiz Fabião Guasque (89), Sumaya Helayel (87) e Márcio Mothé (84). Para as vagas preenchidas pelos votos dos promotores de Justiça, foram eleitos os procuradores de Justiça Conceição Oliveira (377 votos), Antônio José (369), Flávia Ferrer (327) e Cláudio Varela (324).

A eleição teve início às 10h e encerrou-se pontualmente às 17h, por meio do Sistema Eletrônico de Votação (SEV), que permitiu aos membros o voto de forma remota. O pleito teve a supervisão da Mesa Receptora e Apuradora, composta pelos procuradores de Justiça Maria Cristina Palhares dos Anjos Tellechea, presidente da Mesa, Pedro Elias Erthal Sangard e Maria Luiza De Lamare São Paulo. A apuração dos votos também foi realizada de forma eletrônica, com a divulgação dos resultados pelos integrantes da Mesa Receptora e Apuradora que encontravam-se no Auditório Simão Isaac Benjó.

A presidente da Mesa Receptora e Apuradora, procuradora de Justiça Maria Cristina Tellechea, comentou a importância institucional do Conselho Superior. "Este é um momento institucional de renovação de um dos órgãos mais expressivos da administração superior. É uma eleição que repercute na vida institucional nos próximos dois anos. Desta vez, ao contrário de outros anos, tivemos vários candidatos, o que mostra que o momento ensejou uma verdadeira disputa, sobretudo com a presença de colegas que nunca haviam submetido seus nomes para essa eleição", comentou Tellechea, que complementou: "Além de toda a relevância do Conselho no tocante a atividade fim e na área administrativa da instituição, a eleição também é de grande importância porque dentre os eleitos, o conselheiro mais antigo exerce a função de substituir o procurador-geral de Justiça nos casos de impedimento e suspeição".

Os postulantes que seguiram os eleitos na ordem de número de votos, pela respectiva classe, serão considerados suplentes, para substituir os titulares em seus impedimentos e faltas ou suceder-lhes em caso de vacância. Assim, os suplentes eleitos pelos procuradores foram Angela Silveira (81 votos), Marcelo Pereira Marques (54), Leila Bran (45) e Mendelssohn Cardona (17). Pelos votos dos promotores de Justiça foram eleitos como suplentes Vera Regina de Almeida (306), Galdino Augusto Coelho Bordallo (293), Sávio Bittencourt (257) e Viviane Tavares Henriques (195).

Foram apurados 587 votos pelo colégio de Procuradores de Justiça,  sendo 585 válidos, um voto nulo e um voto em branco. Entre os promotores de Justiça, foram 2.453 votos apurados, com 2.448 válidos, dois brancos e três nulos. O processo eleitoral foi acompanhado uma integrante da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na qualidade de auditora, que atestou a confiabilidade do pleito, realizado sem qualquer intercorrência.

Os membros eleitos tomarão posse em sessão solene do Conselho Superior do MPRJ, para um mandato de dois anos, a ser exercido entre os dias 06 de fevereiro de 2021 e 05 de fevereiro de 2023.

Por MPRJ

eleição
conselho superior mprj
737 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar