NoticiasDetalhe

Notícia

Meio Ambiente
MPRJ e Estado definem ações sobre a causa da poluição no Sistema Imunana-Laranjal
Publicado em Mon Apr 08 17:09:36 GMT 2024 - Atualizado em Mon Apr 08 17:18:57 GMT 2024

O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, recebeu, nesta segunda-feira (08/04), o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, Bernardo Rossi, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Renato Jordão, para tratar sobre as medidas que estão sendo adotadas para descobrir a causa da poluição hídrica no manancial de captação de água do Sistema Imunana-Laranjal e os responsáveis pelo vazamento do poluente conhecido como tolueno. Esse incidente foi responsável pela suspensão temporária da captação de água, impactando diretamente o fornecimento para aproximadamente 2 milhões de habitantes da região metropolitana do Rio. 

"Nós vamos trabalhar em conjunto para encontrar o mais rápido possível o responsável pela poluição do Sistema Imunana-Laranjal e, assim, evitar nova paralisação na produção e distribuição de água pelo manancial", ressaltou Luciano Mattos. Os promotores de Justiça Tiago Veras e Gisela Pequeno, responsáveis pelo Grupo Temático Temporário para atuação em Saneamento Básico, Desastres Socioambientais e Mudanças do Clima (GTT-Saneamento Básico, Desastres Socioambientais e Mudanças do Clima/MPRJ),participaram da reunião. No sábado, dia 6, eles e promotores que atuam nas regiões afetadas fiscalizaram o local. 

Na vistoria, foi constatado que já foi retomada a produção de água pela Cedae e a distribuição pela concessionária. O MPRJ acompanha o trabalho realizado em conjunto pela Cedae, Petrobras e Inea, aguarda o envio dos relatórios sobre a qualidade da água, que já foram requisitados, e realiza outras diligências para encontrar a causa da poluição hídrica, ainda desconhecida.

Por MPRJ

mprj
imunana-laranjal
investigação
abastecimento de água
poluição hídrica
gtt saneamento
90 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar