Notícia
Notícia
O Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ) promoveu nesta sexta-feira (19/07) uma aula aberta sobre o tema "Mediação de Conflitos e Construção de Círculos de Paz". O evento fez parte do curso de pós-graduação em Crianças, Adolescentes e Famílias, atualmente em sua 3ª turma, e foi conduzido pela professora Larissa Davidovich, defensora pública do Rio de Janeiro e titular do Núcleo de Primeiro Atendimento da Família na Comarca de Nova Friburgo.
A aula, destinada ao público interno e externo, foi iniciada com discursos de Alexandre Couto Joppert, promotor de Justiça e vice-diretor do IERBB/MPRJ, e das coordenadoras do curso: as promotoras de Justiça Luciana Grumbach e Viviane Alves, e a técnica do MPRJ Beatrice Marinho Paulo.
As coordenadoras destacaram que a aula aberta sobre círculos de paz é nova no curso, não fazendo parte do currículo das duas turmas anteriores. Viviane Alves explicou que cada turma é pensada de forma personalizada, moldada com base nas necessidades e contribuições dos estudantes. "Cada turma é planejada de forma individualizada. Embora tenhamos aulas fundamentais, abrimos espaço para ouvir e incorporar as contribuições dos alunos", afirmou a promotora de Justiça.
Larissa Davidovich, ex-aluna do curso, dividiu sua apresentação em duas partes. Inicialmente, abordou a mediação de conflitos, questionando a eficácia das soluções jurídicas tradicionais para resolver conflitos familiares e levantando o questionamento se uma sentença resolve realmente o conflito.
Em seguida, foi feita uma dinâmica simulando um círculo restaurativo, buscando a interação dos presentes. O curso de pós-graduação em Crianças, Adolescentes e Famílias é majoritariamente virtual e conta com poucas aulas presenciais. O encontro desta sexta-feira foi o último presencial para a 3ª turma, que concluirá suas atividades em 29 de julho. Com vários pedidos de abertura de nova turma, a quarta edição do curso está prevista para iniciar em fevereiro de 2025.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)