Notícia
Notícia
A coordenação do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAESP/MPRJ) recebeu, nesta segunda-feira (14/04), representantes das Polícias Civil e Militar para discutir formas de aperfeiçoamento da comunicação de operações policiais. O encontro acontece após o julgamento da ADPF 635, em que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em voto conjunto, reforçaram o papel institucional no controle externo da atividade policial.
De acordo com o coordenador do GAESP/MPRJ, Fabio Corrêa, a reunião interinstitucional teve por objetivo aprimorar os fluxos de comunicação com as corporações policiais, quando da realização de operações. “Houve o entendimento de que o voto consensual do STF trouxe possibilidades de aperfeiçoamento desta comunicação, de forma que o GAESP realize um controle externo da atividade policial concentrado e forneça informações às promotorias de Justiça naturais”, afirmou.
Responsável pela Coordenadoria de Comunicações e Operações Policiais da Polícia Civil, o delegado Fernando Veloso reforçou que o órgão pretende, em casos de operações policiais, repassar informações ao GAESP/MPRJ com transparência e no menor tempo possível, trabalhando de forma integrada.
Já o subsecretário de Gestão Operacional da Polícia Militar, coronel Ranulfo Brandão, destacou que a corporação manterá os protocolos de atuação criados conjuntamente com o MPRJ, adequando-os às determinações do STF.
Participaram da reunião, pelo MPRJ, o subcoordenador do GAESP/MPRJ, Rafael Namorato, e os integrantes do Grupo, Mauro Vieira, Ana Carolina Fagundes, Fábio Oliveira, Michel Zoucas, Renata Cossatis e Uriel Gonzalez.
Por MPRJ

(Dados coletados diariamente)