Notícia
Notícia
As coordenadoras dos Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Saúde (CAO Saúde/MPRJ) e de Violência Doméstica (CAO Violência Doméstica/MPRJ), promotoras de Justiça Denise Vidal, Isabela Jourdan e Eyleen Marenco, participaram, nesta terça-feira (15/04), do seminário estadual sobre a implementação dos Núcleos Municipais de Prevenção às Violências e Promoção da Cultura de Paz. O evento contou com a presença da Secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, e de representantes de vários equipamentos da rede de saúde dos municípios e Estado.
A violência foi debatida enquanto principal causa de mortalidade no país, sendo agravo a saúde com consequências para a saúde física e mental, e variados impactos sociais.
Durante o encontro, o MPRJ destacou a importância da estruturação dos Núcleos de Prevenção de Violências no âmbito dos municípios como estratégia para melhoria dos serviços de acolhimento das mulheres, crianças, adolescentes, idosos e vulneráveis. E ainda para a elaboração dos Planos para a Prevenção da Violência e Promoção da Saúde, capacitação dos profissionais para a prevenção da violência, qualificação da rede de atendimento e a garantia da notificação de violências, desenvolvendo ações para populações vulneráveis e estimulando pesquisas estratégicas e políticas intersetoriais.
Também foi destacado o empenho do Ministério Público do Rio no fomento dessa política, por meio da Estratégia de Atuação nº 23/2024 do CAO Saúde, em parceria com o CAO Violência Doméstica. A iniciativa visa ampliar o acesso das vítimas de violência — especialmente de abuso sexual — aos serviços de saúde e incentivar a criação e a qualificação das redes de atendimento.
Por fim, as promotoras colocaram as estruturas do MPRJ à disposição para apoiar e impulsionar a política pública debatida no evento, reafirmando o compromisso institucional com a promoção da saúde e a garantia dos direitos fundamentais.
O evento foi organizado pelo Núcleo Estadual de Prevenção e Atenção às Violências e Promoção da Cultura de Paz (NESPAV) da Secretaria de Estado de Saúde.

(Dados coletados diariamente)