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MPRJ digital: Diário Oficial eletrônico entra em vigor com novos conceitos de acessibilidade
Publicado em Mon Oct 01 08:46:46 GMT 2018 - Atualizado em Mon Oct 01 13:31:36 GMT 2018

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Secretaria-Geral (SGMP/MPRJ), implanta a partir desta segunda-feira (01/10) o Diário Oficial eletrônico (DOe-MPRJ), destinado a substituir a edição impressa, veiculada atualmente através da Imprensa Oficial. A medida faz parte da série MPRJ digital, de investimento em ferramentas tecnológicas para otimizar serviços e economizar recursos, além de aumentar a eficiência na comunicação de dados, em atenção a conceitos de governança digital, implementados pela atual administração do MPRJ.

"O DOe-MPRJ foi idealizado como mais um passo relacionado à eficiência, à economicidade e à transparência na gestão, no âmbito do MPRJ. Quanto à eficiência, a ferramenta desenvolvida tornará mais racional e célere o procedimento para as publicações, que será integralmente automatizado. A iniciativa tem também importante viés econômico, já que o MPRJ deixará de gastar, anualmente, quase R$ 2.000.000,00 para a publicação de seus atos na edição impressa do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, gerido pela Imprensa Oficial.”, destaca o secretário-geral do MPRJ, o promotor de Justiça Dimitrius Viveiros.

De acordo com o promotor de Justiça, o DO eletrônico será disponibilizado concomitantemente à versão impressa até o final de 2018, passando em 2019 a ser exclusivamente digital.  Estará acessível a qualquer interessado, diretamente no site do MPRJ na internet, junto com o Portal da Transparência do MPRJ. “Isso garantirá à sociedade amplo acesso aos nossos atos, contratações, nomeações e comunicações em geral", explica Dimitrius.

Um dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, o gerente da Gerência de Portal e Programação Visual, Alexandre Almeida, destacou que o novo formato do DO prioriza a identidade visual e as facilidades de interação. “Nós seguimos, primariamente, uma tendência visual mais limpa, que possa gerar melhor leitura, além de ser ecologicamente correta, já que a fonte ecológica utilizada no texto economiza tinta quando da impressão. Outra tendência adotada foi a inclusão de códigos de QR Code em todas as páginas, permitindo que, através de smartphones, os usuários possam ser transportados diretamente para o nosso portal”, destaca o servidor.

Acessibilidade
Outra novidade adotada no novo formato é a possibilidade de acesso às informações por pessoas com deficiência visual. “Essa nova versão é projetada para que seja de fácil utilização por sistemas de leitores de tela para deficientes visuais, um software que converte textos em um discurso sintetizado. Quando falamos que o documento foi projetado para que quem tenha esse sistema possa utilizar estamos dizendo que o documento atende a estes padrões de exigência. Além disso, estamos trabalhando para que, em breve, possamos integrar um software que permita àqueles com deficiência auditiva ler o conteúdo do documento na linguagem de Libras”, reforça Alexandre.

Gerente de projetos da Gerência de Portal e Programação Visual, Gustavo Honorato ressalta que o projeto DOe-MPRJ é o primeiro de uma série de melhorias que deverão ser realizadas no portal, nos próximos meses. “Estamos trabalhando para tornar nosso site mais completo. A metodologia ágil de desenvolvimento, que estamos adotando neste processo, visa a esse objetivo. Hoje nós temos mapeamentos de algumas coisas que devemos fazer para aperfeiçoar o nosso site e este primeiro passo vai permitir que possamos observar o que deve ser feito nos próximos meses”, reforça o servidor.

A nova versão do DO adota o conceito de “Governo Digital”, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que preconiza a adoção de políticas públicas mais eficientes e econômicas com o uso de tecnologias. Através do MPRJ digital, a administração do MPRJ vem demonstrando os esforços que têm sido feitos, ao longo dos últimos meses, para tornar a instituição mais moderna, eficiente e econômica, com a prestação de um melhor serviço ao cidadão através da adoção de novos conceitos tecnológicos. 

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